Segundo informações de fontes da cadeia de suprimentos, a Apple estaria planejando ampliar o uso dos chips de 3 nanômetros da TSMC. Após adotar o processo com os processadores M3 [Pro/Max] e A17 Pro, a empresa estaria estudando lançar novos chipsets produzidos por essa arquitetura até o final deste ano.
De acordo com dados da TrendForce, corroborados pelo The Elec e pelo ICsmart, a Maçã deverá lançar um novo Mac Studio com o chip “M3 Ultra” próximo à WWDC24, possivelmente em junho — tal qual a “Siri GPT”, conforme falamos mais cedo.
Esses veículos disseram, ainda, que clientes da TSMC, incluindo a Apple, deverão elevar os pedidos de wafers de 3nm em até 80% até o fim de 2024. Além de um novo Mac Studio com “M3 Ultra”, o chip “A18 Pro” também deverá chegar com esta tecnologia este ano.
Ainda não há, porém, muitas informações sobre um novo Mac Pro com o “M3 Ultra”. Ainda assim, dado que a Maçã apresentou três chips da série M3 de uma vez, é possível que outros Macs cheguem antes de (ou mesmo em) junho.
Segundo o Wccftech, a Apple planeja continuar usando o processo de 3nm, conforme esperado pela indústria. No entanto, permanecem incertezas sobre uma atualização simultânea do Mac Pro com o Mac Studio.
A estratégia inédita da gigante de lançar múltiplos chipsets ao mesmo tempo tem gerando certas expectativas, e nós — assim como o mercado — aguardamos por mais desenvolvimentos nesse setor. O que acham?
Preço parcelado: a partir de R$25.999,00 em até 12x
Chip: M2 Max (CPU de 12 núcleos; GPU de 30 ou 28 núcleos) ou M2 Ultra (CPU de 24 núcleos; GPU de 60 ou 76 núcleos)
Memória: 32GB, 64GB, 96GB, 128GB ou 192GB
Armazenamento: 512GB, 1TB, 2TB, 4TB ou 8TB
NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.