O melhor pedaço da Maçã.

Apple lança Xcode 15.2 e TestFlight 3.5 com suporte para o Vision Pro [atualizado]

Laboratórios do Apple Vision Pro

A Apple lançou hoje atualizações para suas ferramentas de desenvolvimento, o Xcode e o TestFlight. Estas novas versões chegam simultaneamente ao anúncio do início das vendas do Vision Pro, para o início de fevereiro.

Publicidade

O Xcode 15.2 traz suporte ao SDK1Software development kit, ou kit de desenvolvimento de software. do visionOS, permitindo que desenvolvedores criem apps para o headset. A atualização também inclui suporte ao iOS 17.2, ao iPadOS 17.2, ao macOS Sonoma 14.2, ao watchOS 10.2 e ao tvOS 17.2, junto à versão 5.9 da linguagem Swift.

Já na versão 3.5 do TestFlight, agora é possível realizar testes beta de aplicativos para o visionOS pela primeira vez. Além disso, é possível que apps compatíveis com iOS e iPadOS sejam enviados para o Vision Pro.

Da mesma forma, desenvolvedores também podem enviar apps feitos para o visionOS para a App Store do headset pela primeira vez. Isso possibilitará o aprimoramento do novo ecossistema antes da sua chegada.

Guia para apps do Vision Pro

Em um novo guia, a Maçã confirmou que muitos aplicativos de iPhone/iPad funcionarão perfeitamente no Vision Pro, mas os desenvolvedores têm a opção de adaptá-los para o novo dispositivo.

Publicidade

A empresa, inclusive, não quer que os desenvolvedores façam nenhuma menção às expressões “realidade aumentada”, “realidade virtual”, “realidade estendida” e “realidade mista”; para a Apple essas referências deverão ser substituídas pelo termo “computação espacial” (“spatial computing”).

Por fim, a Apple planeja tornar padrão a publicação de aplicativos de iPhone e iPad na loja do Vision Pro. No entanto, os desenvolvedores têm a opção de não participar por meio da plataforma App Store Connect.

Atualização, por Luiz Gustavo Ribeiro 09/01/2024 às 18:00

Além de disponibilizar o Xcode 15.2, a Apple também atualizou suas diretrizes sobre o desenvolvimento de aplicativos para o Vision Pro, as quais confirmam agora que esse processo requer um Mac com Apple Silicon.

É importante notar que o Xcode 15.2 roda tanto em Macs com chips Intel quanto Apple Silicon. No entanto, o SDK2Software development kit, ou kit de desenvolvimento de software. do visionOS exige uma máquina com chips das famílias M1, M2 ou M3.

Ainda que não tenha detalhado os motivos dessa limitação, o 9to5Mac especulou que o simulador do visionOS, usado para executar prévias dos aplicativos para o Vision Pro no Mac, não tenha funcionado bem em chips Intel e a Apple optou por limitar o SDK às máquinas com seus próprios processadores — ou então é uma forma de a Maçã priorizá-los deliberadamente.


Ícone do app Xcode
Xcode de Apple
Compatível com Macs
Versão 15.3 (3.4 GB)
Requer o macOS 14.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na Mac App Store Código QR Código QR

Ícone do app TestFlight
TestFlight de Apple
Compatível com MacsCompatível com iPadsCompatível com iPhones Compatível com o Apple Vision Pro Compatível com Apple TV
Versão 3.5.1 (14 MB)
Requer o iOS 14.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na Mac App Store Código QR Código QR

Notas de rodapé

  • 1
    Software development kit, ou kit de desenvolvimento de software.
  • 2
    Software development kit, ou kit de desenvolvimento de software.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Promoções na App Store: Boxville, Momego, Pocket Jam e mais!

Próx. Post

DMA: Apple contesta classificação da App Store como uma única loja

Posts Relacionados