Depois de todo o balacobaco da semana passada envolvendo a Apple e (novamente) os desenvolvedores da suíte de apps HEY, a gigante de Cupertino aprovou o novo aplicativo do HEY Calendar, como anunciado pelo coproprietário da 37signals, David Heinemeier Hansson.
Como acompanhamos, a Apple rejeitou o app na semana passada, argumentando que ele não oferecia nenhum recurso se usuários não criassem uma conta — que é a mesma linha de argumento que levou a Apple a rejeitar inicialmente, em 2020, o cliente de email deles.
Logo após o app ter sido rejeitado, na semana passada, a empresa se esforçou para atualizá-lo e reenviá-lo para melhor atender às diretrizes da Apple. Na segunda-feira (8/1), Hansson disse que a versão revisada do aplicativo permitiria que você visualizasse datas importantes da Apple se você não tivesse uma conta da HEY.
Agradou a Apple, mas desagradou outros?
Como revelado por Hansson nos tweets acima, o calendário com as datas importantes da Apple pode ser acessado sem um login no app e foi inspirado em uma campanha do Kickstarter para um calendário físico da história da Apple.
Ainda que a história da companhia não seja secreta, a ideia de colocá-la em um calendário não é exatamente inédita e incomodou Stephen Hackett, do 512pixels, que foi responsável pelo referido calendário físico.
Para ser claro, a partir dessas capturas de tela, não parece que a HEY tenha roubado meu trabalho ou pesquisa direta, e só descobri isso depois que alguém me enviou um link para os tweets do DHH.
É uma verdadeira chatice sentir que fui enganado por uma empresa muito maior, vendo-os lançar algo em que trabalhei duro como um recurso gratuito em seu aplicativo. Há alguma ironia aí.
Fato é que, com a aprovação do HEY Calendar nesta terça-feira, Hansson agradeceu Hackett por inspirar o calendário da história da Apple, afirmando que não utilizou nenhuma pesquisa ou dados dele.
And thanks to Stephen Hackett for inspiring the Apple History calendar to make the app "do something". We didn't use any of his research/data, but if you like the concept, you should buy his physical calendar. Apple really does have an amazing history! https://t.co/gPdfrlj35q
— DHH (@dhh) January 9, 2024
A Apple, é claro, não comentou as alegações de inconsistências nas suas diretrizes de revisão de apps. Não obstante, aos interessados, agora é possível baixar gratuitamente o HEY Calendar na App Store.
via The Verge