O TikTok fechou o ano de 2023 não só como o aplicativo mais baixado do mundo, como também o de maior faturamento, segundo dados da firma de pesquisa AppMagic compartilhados pelo Mundo Conectado.
Só em 2023, o app foi instalado mais de um 1 bilhão de vezes, superando nomes como Instagram (com 829 milhões de downloads), Facebook (com 635 milhões) e WhatsApp (com 541 milhões) — isso quando somamos os números da App Store (Apple) e da Play Store (Google).
12% desses downloads, segundo os dados, vieram da Índia, a qual foi seguida pela China (11%), pelos EUA (9%), pela Indonésia (8%) e pelo Brasil (6%). Ao todo, o TikTok já soma 5,17 bilhões de instalações desde que foi originalmente lançado, em 2016.
Completam o Top 10 os seguintes aplicativos: CapCut (478 milhões de downloads), Telegram (424 milhões), Snapchat (412 milhões), Temu (337 milhões), WhatsApp Business (316 milhões) e Spotify (275 milhões). O app de edição CapCut, vale notar, é desenvolvendo e mantido pela ByteDance, a mesma empresa por trás do TikTok.
Como dito, a famosa rede social de vídeos é não apenas um sucesso de popularidade, mas também de receita, já que, de acordo com a AppMagic, ela faturou nada menos do que US$2,7 bilhões em 2023. Esse número, inclusive, é quase o dobro do segundo colocado: o jogo mobile Honor of Kings, que fechou o ano com uma receita de US$1,48 bilhão.
Eis os dez apps com as maiores receitas de 2023:
- TikTok: US$2,7 bilhões
- Honor of Kings: US$1,48 bilhão
- YouTube: US$1,2 bilhão
- PUBG Mobile: US$ 1,14 bilhão
- Google One: US$1,07 bilhão
- Candy Crush: US$956 milhões
- Disney+: US$947 milhões
- Genshin Impact: US$943 milhões
- Roblox: US$868 milhões
- Royal Match: US$835 milhões
Como era de se esperar, a maior parte dos nomes nessa lista são jogos, uma das categorias mais rentáveis do mercado de apps — detalhe que só torna o feito do TikTok ainda mais impressionante.
Atualização 11/01/2024 às 08:43
Como notado pelo Mobile Time, a AppMagic também divulgou sua lista com os dez apps mais baixados no Brasil e, para a surpresa de ninguém, o TikTok voltou a aparecer em primeiríssimo lugar:
- TikTok: 68,9 milhões
- Instagram: 65,3 milhões
- Shein: 53,3 milhões
- Gov.br: 45,7 milhões
- Mercado Livre: 42,1 milhões
- CapCut: 42 milhões
- Nubank: 39,8 milhões
- Shopee: 38,8 milhões
- WhatsApp: 36,9 milhões
- Facebook: 28 milhões
A lista de apps com a maior receita, porém, muda drasticamente em relação aos dados internacionais. Por aqui, o TikTok nem sequer aparece no Top 10:
- Google One: US$63,7 milhões
- Globoplay: US$39,5 milhões
- YouTube: US$32,9 milhões
- HBO Max: US$20,8 milhões
- Roblox: US$18,2 milhões
- Canva: US$17 milhões
- Coin Master: US$15,8 milhões
- Tinder: US$15,5 milhões
- Disney+: US$14,3 milhões
- Candy Crush: US$12,1 milhões
Também como apontado pelo Mobile Time, a razão para apps bancários e de compras online não aparecerem nos rankings globais se deve ao fato de que eles dependem de “equipes de operação e logística locais, além de autorizações regulatórias em cada mercado”.
Redes sociais e serviços de mensagens, por outro lado, enfrentam poucas barreiras para operar globalmente.