O melhor pedaço da Maçã.
XanderSt / Shutterstock.com
iPhone X com TikTok na App Store

TikTok supera Instagram e se consagra como o app mais baixado de 2023 [atualizado]

O TikTok fechou o ano de 2023 não só como o aplicativo mais baixado do mundo, como também o de maior faturamento, segundo dados da firma de pesquisa AppMagic compartilhados pelo Mundo Conectado.

Publicidade

Só em 2023, o app foi instalado mais de um 1 bilhão de vezes, superando nomes como Instagram (com 829 milhões de downloads), Facebook (com 635 milhões) e WhatsApp (com 541 milhões) — isso quando somamos os números da App Store (Apple) e da Play Store (Google).

12% desses downloads, segundo os dados, vieram da Índia, a qual foi seguida pela China (11%), pelos EUA (9%), pela Indonésia (8%) e pelo Brasil (6%). Ao todo, o TikTok já soma 5,17 bilhões de instalações desde que foi originalmente lançado, em 2016.

Completam o Top 10 os seguintes aplicativos: CapCut (478 milhões de downloads), Telegram (424 milhões), Snapchat (412 milhões), Temu (337 milhões), WhatsApp Business (316 milhões) e Spotify (275 milhões). O app de edição CapCut, vale notar, é desenvolvendo e mantido pela ByteDance, a mesma empresa por trás do TikTok.

Publicidade

Como dito, a famosa rede social de vídeos é não apenas um sucesso de popularidade, mas também de receita, já que, de acordo com a AppMagic, ela faturou nada menos do que US$2,7 bilhões em 2023. Esse número, inclusive, é quase o dobro do segundo colocado: o jogo mobile Honor of Kings, que fechou o ano com uma receita de US$1,48 bilhão.

Eis os dez apps com as maiores receitas de 2023:

  1. TikTok: US$2,7 bilhões
  2. Honor of Kings: US$1,48 bilhão
  3. YouTube: US$1,2 bilhão
  4. PUBG Mobile: US$ 1,14 bilhão
  5. Google One: US$1,07 bilhão
  6. Candy Crush: US$956 milhões
  7. Disney+: US$947 milhões
  8. Genshin Impact: US$943 milhões
  9. Roblox: US$868 milhões
  10. Royal Match: US$835 milhões

Como era de se esperar, a maior parte dos nomes nessa lista são jogos, uma das categorias mais rentáveis do mercado de apps — detalhe que só torna o feito do TikTok ainda mais impressionante.

Atualização 11/01/2024 às 08:43

Como notado pelo Mobile Time, a AppMagic também divulgou sua lista com os dez apps mais baixados no Brasil e, para a surpresa de ninguém, o TikTok voltou a aparecer em primeiríssimo lugar:

Publicidade
  1. TikTok: 68,9 milhões
  2. Instagram: 65,3 milhões
  3. Shein: 53,3 milhões
  4. Gov.br: 45,7 milhões
  5. Mercado Livre: 42,1 milhões
  6. CapCut: 42 milhões
  7. Nubank: 39,8 milhões
  8. Shopee: 38,8 milhões
  9. WhatsApp: 36,9 milhões
  10. Facebook: 28 milhões

A lista de apps com a maior receita, porém, muda drasticamente em relação aos dados internacionais. Por aqui, o TikTok nem sequer aparece no Top 10:

Publicidade
  1. Google One: US$63,7 milhões
  2. Globoplay: US$39,5 milhões
  3. YouTube: US$32,9 milhões
  4. HBO Max: US$20,8 milhões
  5. Roblox: US$18,2 milhões
  6. Canva: US$17 milhões
  7. Coin Master: US$15,8 milhões
  8. Tinder: US$15,5 milhões
  9. Disney+: US$14,3 milhões
  10. Candy Crush: US$12,1 milhões

Também como apontado pelo Mobile Time, a razão para apps bancários e de compras online não aparecerem nos rankings globais se deve ao fato de que eles dependem de “equipes de operação e logística locais, além de autorizações regulatórias em cada mercado”.

Redes sociais e serviços de mensagens, por outro lado, enfrentam poucas barreiras para operar globalmente.


Ícone do app TikTok
TikTok de TikTok Ltd.
Compatível com iPadsCompatível com iPhones Compatível com o Apple Vision Pro Compatível com o iMessage
Versão 34.1.0 (407.9 MB)
Requer o iOS 12.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Estreia do dia no Apple TV+: “Criminal Record”, com Peter Capaldi

Próx. Post

Anker anuncia novos acessórios da linha MagGo com Qi2

Posts Relacionados