Como temos acompanhado, a Apple conseguiu suspender, temporariamente, a decisão da Comissão de Comércio Internacional dos Estados Unidos (International Trade Commission, ou ITC) que bania as vendas dos Apple Watches Series 9 e Ultra 2 nos Estados Unidos — mas esse recurso está para vencer em breve, de modo que a Maçã poderá ter que recorrer a um “plano B” a qualquer momento.
Você, porém, deve estar se perguntando qual seria esse plano. Segundo um documento [PDF] apresentado hoje ao Tribunal de Apelação para o Circuito Federal dos EUA, isso seria a desativação dos recursos de medição do oxigênio no sangue nos referidos modelos.
O documento, visto pelo 9to5Mac, trata especificamente da aprovação da Filial de Execução de Pedidos de Exclusão da Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA sobre a mudança proposta pela Apple. Segundo o órgão, a remoção do recurso de oximetria seria suficiente para contornar a violação das patentes da Masimo relacionadas ao sensor de oxigênio no sangue dos Watches.
Resta agora saber se o Tribunal de Apelação acatará a opinião do órgão na sua decisão final, a qual poderá retomar o banimento das vendas/importações dos novos Watches, ou então virar de vez o jogo para a Apple — ainda que de uma forma bem negativa para os consumidores.
Enquanto isso, a Apple pode continuar vendendo os Apple Watches Series 9 e Ultra 2 no território americano; porém, se o Tribunal definir que o recurso deverá ser desativado, esses dispositivos não poderão ser capazes de medir a saturação de usuários nos EUA. Como esse possível bloqueio funcionará na prática, porém, ainda é incerto.
Atualização 15/01/2024 às 15:40
De acordo com uma matéria do jornalista Mark Gurman (da Bloomberg), com o aval da Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA sobre a desativação do recurso de oximetria dos novos Watches, a Apple já começou a distribuir unidades modificadas — que possivelmente virão com a funcionalidade desativada por padrão — para suas lojas no país.
Segundo ele, as lojas foram orientadas a não abrir ou vender os dispositivos modificados até que recebam a aprovação da Apple.
No entanto, embora a companhia não tenha comentado oficialmente o desdobramento do caso, tudo indica que a remoção do recurso de oximetria acometerá apenas nesses modelos modificados que estão sendo enviados pela companhia — e não aqueles já vendidos e em uso.
Isso, se comprovado, certamente implicará em outras questões para a Apple, a exemplo de consumidores insatisfeitos com o fato de os dispositivos já vendidos contarem com a funcionalidade, enquanto os mais novos ficarão sem.
Fato é que, do modo com que tudo está se desenhando, inevitavelmente alguém sairá prejudicado — seja a Masimo, a Apple ou os consumidores.
Preço parcelado: a partir de R$10.499,00 em até 12x
Cores: natural ou preto
Pulseiras: loop Alpina, loop Trail, Oceano ou estilo milanês de titânio
NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.