A Apple ficou em primeiro lugar em número de unidades de smartphones vendidas em 2023, tomando o lugar que era até então da Samsung. Esta, vale notar, é a primeira vez que isso acontece desde 2010.
A Maçã também foi, junto à Transsion, a única no Top 5 da IDC com um crescimento anual de aparelhos comercializados, apesar de o mercado ter registrado queda no ano passado em relação a 2022.
Foram mais de 1,1 bilhão de unidades vendidas em 2023 em todo o mundo. O número representa um decréscimo de 3,2%, de acordo com dados preliminares da IDC, e de 4% para a Canalys, em relação ao registrado em 2022. A Apple ficou em primeiro lugar, com 234,6 milhões de iPhones vendidos, ou 20,1% do total — 3,7% a mais que os 226,3 milhões de 2022.
Logo após a Apple vem a Samsung, com 226,6 milhões de unidades vendidas, o que representa uma participação de 19,4% no mercado. O número, porém, é 13,6% menor que o registrado em 2022. Em terceiro ficou a Xiaomi, com 145,9 milhões de smartphones comercializados, correspondentes a 12,5% do total, com uma queda de 4,7% em relação ao que foi visto no ano anterior.
Ao observar os números de vendas referentes apenas ao quarto trimestre do ano passado, as estatísticas são um pouco diferentes, inclusive com um crescimento de 8,5% em relação ao mesmo período de 2022 (embora os três primeiros do ano tenham ficado nas mesmas posições no último trimestre de 2023).
Com 80,5 milhões de aparelhos vendidos, a Apple obteve 24,7% de participação, registrando um crescimento de 11,6% em relação ao mesmo período de 2022.
Ambas as firmas de pesquisa destacaram a resiliência da Apple, bem como uma tendência crescente relativa a dispositivos premium graças a ofertas e ao posicionamento do iPhone 15. Com isso, a empresa conseguiu atingir mais consumidores.
A IDC afirmou que a Maçã foi a “maior vencedora”, já que foi capaz de atingir o primeiro lugar entre as vendas, apesar do aumento no mercado de smartphones Android mais baratos. A gigante de Cupertino também foi a única entre as três maiores fabricantes a ter registrado crescimento anual de demanda, mesmo com a concorrência e de desafios regulatórios.
A Canalys lembrou, ainda, que a concorrência da Huawei na China deverá ser um desafio para que a Apple consiga manter a sua trajetória de crescimento no país, devendo a empresa fortalecer o seu ecossistema para tanto. A diversificação de aparelhos Android topos-de-linha com preços menores, para a IDC, além do crescimento da Apple, foi um fator importante para a queda da Samsung no ranking.
Recursos de inteligência artificial também representam uma tendência de consumo, devendo ser algo a ganhar tração neste ano, assim como aparelhos dobráveis. A expectativa para 2024 é a diminuição da pressão de estoques e da inflação, de modo a permitir que as fabricantes foquem em inovação e estratégias de longo prazo.
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