Novas informações do DigiTimes dão conta de que a Apple estaria considerando usar chips NAND Quad-Level Cell (QLC) para o armazenamento dos seus futuros iPhones em vez da atual tecnologia Triple-Level Cell (TLC) — pelo menos nas versões com mais espaço.
Segundo a firma, essa seria uma manobra da Apple para diminuir os custos de produção dos seus smartphones — que, com o tempo, têm ganhado configurações com cada vez mais espaço de armazenamento interno. Caso se concretize, porém, essa troca terá pontos positivos e negativos importantes para os aparelhos da empresa.
De forma simplificada, os chips NAND QLC conseguem armazenar quatro bits de informação em uma única célula de memória, contra apenas três dos TLC. Isso não só permite armazenar mais dados com a mesma quantidade de espaço, como também reduz os custos de fabricação — pelo menos em teoria.
Acontece que, por serem capazes de gravar mais bits em uma única célula do que os chips TLC, as unidades QLC costumam se desgastar mais rápido e ser menos confiáveis, além de ligeiramente mais lentas durante a gravação dos dados — característica que poderá incomodar usuários mais exigentes. Em outras palavras, poderemos ver os iPhones mais baratos virem com chips NAND um pouco mais ágeis do que os seus irmãos maiores.
Como notado pelo AppleInsider, porém, essa diferença de velocidade deverá ser mínima, uma vez que, enquanto um SSD1Solid-state drive, ou unidade de estado sólido. comercial com chips TLC pode atingir velocidades de gravação de até 550Mbps, por exemplo, um chip QLC bate velocidades em torno de 450Mbps ou até 500Mbps. Acompanhemos…
Preço parcelado: a partir de R$6.499,00 em até 12x
Cores: azul, rosa, amarelo, verde ou preto
Capacidades: 128GB, 256GB ou 512GB
NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.
via iMore
Notas de rodapé
- 1Solid-state drive, ou unidade de estado sólido.