A Apple retomou o posto de marca mais valiosa do mundo no ranking Brand Finance Global 500 — posição que havia sido “tomada” da empresa, no ano passado, pela Amazon (a qual caiu para o quarto lugar neste ano).
De acordo com a Brand Finance, a Apple alcançou um crescimento impressionante de 74% no valor da sua marca em relação ao ano passado, passando de US$219 bilhões, em 2023, para US$517 bilhões este ano.
Para o CEO1Chief executive officer, ou diretor executivo. da Brand Finance, David Haigh, o sucesso da Apple pode estar relacionado a investimentos da empresa em setores como vestíveis e streaming. Mais de 50% dos entrevistados acham que a empresa é cara, mas que “vale o preço”.
![As marcas mais valiosas](https://macmagazine.com.br/wp-content/uploads/2024/01/17-marcas-mais-valiosas.png)
A Microsoft, que em 2023 ocupou a quarta colocação, pulou neste ano para a segunda (crescimento de 78%), atingindo um valor de marca de US$340 bilhões. O Google completa o Top 3, com um valor de marca de US$333 bilhões.
O maior destaque em termos de crescimento, no entanto, vai para a NVIDIA. Com investimento em recursos de inteligência artificial em suas GPUs2Graphics processing units, ou unidades de processamento gráfico., a marca viu seu valor crescer 163%, passando a valer US$44,5 bilhões.
![Crescimento do valor das marcas](https://macmagazine.com.br/wp-content/uploads/2024/01/17-marcas-mais-valiosas-crescimento.png)
Outras marcas conhecidas no mundo da tecnologia, como Samsung, TikTok, Facebook e Instagram, também ficaram entre as primeiras 25 colocações — em 5º, 7º, 8º e 13º lugares, respectivamente.
O destaque negativo, por sua vez, vai para a Tesla (comandada por Elon Musk), cujo valor da marca caiu da 9ª colocação, registrada em 2023, para a 18ª em 2024 — uma queda de 9 posições que resultou na saída da empresa do Top 10. Sua marca está agora avaliada em US$58,3 bilhões.
via Olhar Digital
Notas de rodapé
- 1Chief executive officer, ou diretor executivo.
- 2Graphics processing units, ou unidades de processamento gráfico.