Já mostramos por aqui diversas dicas sobre os três aplicativos da suíte iWork, voltados a produtividade. Ela é composta pelo Pages, pelo Numbers e pelo Keynote, soluções da Maçã concorrentes do Word, do Excel e do PowerPoint, respectivamente — todos da Microsoft.
A dica de hoje é voltada diretamente para a inserção de textos. De um jeito bem simples, você pode configurar esses apps para substituírem determinados texto automaticamente por um especificado — como “pdr” para que apareça “plano de resultados” em uma planilha do Numbers, por exemplo.
Confira como ativar e adicionar esses atalhos! 😄
Como adicionar atalhos no Pages, no Numbers e no Keynote pelo iPhone e iPad
Abra um documento de um dos três aplicativos, depois vá até o botão com três pontinhos (na parte superior) e escolha “Ajustes”.
Selecione “Correção Automática”, marque “Substituição de Texto” e toque em “Lista de Substituições”. Por lá, você poderá conferir os atalhos padrões. Porém, você pode adicionar novos deles tocando no “+”; para editá-los, selecione “Editar”, toque nas bolinhas vermelhas e vá até “Apagar”.
Como adicionar atalhos no Pages, no Numbers e no Keynote pelo Mac
Com um documento aberto, vá até “Pages”, “Numbers” ou “Keynote” na barra de menus e clique em “Ajustes…”. Ou, se preferir, use diretamente o atalho ⌘ command ,.
Depois, vá até a aba “Correção Automática”, marque “Substituição de símbolo e texto” e clique no “+” para adicionar um novo ou no “-” para apagá-lo após clicar em cima dele.