Após a negativa do Tribunal de Apelação para o Circuito Federal dos Estados Unidos sobre manter a suspensão da decisão que bania as vendas dos Apple Watches Series 9 e Ultra 2 no país, a Maçã não teve para onde correr senão desativar o recurso de oximetria desses modelos com o intuito de mantê-los à venda.
A medida já havia sido aprovada pela Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA como uma maneira de a Apple justamente “contornar” (leia-se: tampar o sol com a peneira) a decisão da Comissão de Comércio Internacional do país em benefício da Masimo, empresa de dispositivos médicos que acusou a Apple de roubar a sua tecnologia de oxímetro, presente nos novos Watches.
Como é possível conferir nos materiais de divulgação da Apple, foram removidas todas as referências ao recurso de oxigenação no sangue dos novos modelos de Watches nos EUA.
No topo das páginas sobre os Apple Watches Series 9 e Ultra 2, nos EUA, a companhia também adicionou um aviso: “Apple Watch Series 9 and Ultra 2 no longer include the blood oxygen feature.”
É importante notar, porém, que apenas unidades vendidas a partir de hoje (18/1) estão restritas quanto ao uso do recurso de oximetria, de modo que os dispositivos desses mesmos modelos já vendidos e em uso poderão usufruir da funcionalidade sem problemas.
Ademais, por ser uma desativação feita por software (nada foi mudado no hardware dos relógios, ou nem mesmo em suas embalagens), pode ser que a Apple libere-a novamente nessas unidades caso venha a vencer o processo de apelação, o qual poderá se estender ainda por vários meses — exceto se as duas partes entrarem em um acordo, algo que ainda parece fora de cogitação.
Eis uma declaração enviada pela Apple ao 9to5Mac:
O recurso da Apple está em andamento e acreditamos que o Tribunal de Apelações do Circuito Federal dos EUA deveria reverter a decisão da USITC. Discordamos veementemente da decisão da USITC e das ordens resultantes.
Enquanto se aguarda o recurso, a Apple está tomando medidas para cumprir a decisão e, ao mesmo tempo, garantir que os clientes tenham acesso ao Apple Watch com interrupções limitadas. Essas etapas incluem o lançamento de uma versão do Apple Watch Series 9 e do Apple Watch Ultra 2 nos Estados Unidos sem o recurso de Oxigênio no Sangue. Não há impacto nas unidades Apple Watch adquiridas anteriormente que incluem o recurso.
O Apple Watch Series 9 e o Apple Watch Ultra 2 sem o recurso Oxigênio no Sangue estarão disponíveis em apple.com a partir das 6h (horário do Pacífico) do dia 18 de janeiro, e nas Apple Stores a partir de 18 de janeiro.
Fato é que, por ora, as vendas dos modelos modificados dos Apple Watches Series 9 e Ultra 2 foram iniciadas nos EUA — o Apple Watch SE de segunda geração, vale notar, não sofreu nenhuma modificação por não contar com o recurso de oximetria.
[[https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Smartwatches/Apple-Watch-Ultra-2,10499.00]] [[https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Smartwatches/Apple-Watch-Series-9-45mm https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Smartwatches/Apple-Watch-Series-9-41mm]] [[https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Smartwatches/Apple-Watch-SE-44mm-2-geracao,3699.00 https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Smartwatches/Apple-Watch-SE-40mm-2-geracao,3299.00]]NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.