O melhor pedaço da Maçã.

WhatsApp testa interoperabilidade com outros mensageiros no iOS

Diego Thomazini / Shutterstock.com
WhatsApp

Em setembro do ano passado, o WhatsApp deu os passos iniciais para se tornar interoperável com outros aplicativos de trocas de mensagens. Agora, na versão de testes para iOS de número 24.2.10.72, há novos sinais de que o mensageiro está trabalhando na implementação do recurso.

Publicidade

Como pode ser visto na captura de tela abaixo, na nova versão de testes há uma opção de “Chats de Terceiros” (“Third-party Chats”), acima da que leva ao menu de conversas arquivadas. O usuário, porém, terá de ativar manualmente a interoperabilidade, podendo optar por não utilizá-la, e a criptografia de ponta a ponta deverá ser preservada mesmo ao se comunicar com pessoas que usem outros apps de troca de mensagens.

Vale lembrar que o principal motivo para a introdução desse recurso é a Lei dos Mercados Digitais (Digital Markets Act, ou DMA), da União Europeia, que busca introduzir regulações mais estritas sobre serviços digitais com posição dominante no mercado. O WhatsApp, entre outros, recebeu a designação de gatekeeper por parte da Comissão Europeia por causa da sua ampla base de usuários e importância, o que o obriga a se tornar interoperável, de modo a promover a concorrência.

A ideia é que seja possível enviar mensagens para pessoas que usem um mensageiro diferente, sem a necessidade de criar uma conta em outro serviço. Alguém que usa o Signal ou o Telegram, por exemplo, poderá se comunicar com alguém do WhatsApp, de modo a ser possível enviar mensagens de um serviço para outro, sem precisar, necessariamente, criar uma conta no serviço da Meta para falar com pessoas que o utilizem.

Publicidade

O prazo dado pela UE para que os gatekeepers cumpram as obrigações necessárias é o mês de março deste ano, quando a DMA entrará em vigor. Após contestações da Apple, o iMessage não deverá ser enquadrado na legislação, já que o seu número de usuários não é tão expressivo a ponto de entrar no rol de serviços visados pela UE.

Não se sabe exatamente quando o WhatsApp irá liberar a novidade para todos os usuários ou mais detalhes sobre como ocorrerá a conexão com outros apps. Isso, contudo, não deverá demorar tanto para ocorrer, considerando o prazo imposto pela DMA, que já está se aproximando.

via WABetaInfo

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Vision Pro ganha atualização para o visionOS 1.0.1 antes do lançamento

Próx. Post

Mesmo apps baixados fora da App Store poderão passar pela revisão da Apple na UE

Posts Relacionados