Ao que tudo indica, o ano de 2023 foi bem frutífero para a Apple no mercado de smartphones. Além de assumir a liderança do mercado global, a gigante de Cupertino também foi para o topo do ranking com as maiores fabricantes da China — um dos mercados mais importantes para a empresa.
Segundo dados da IDC, a Apple fechou o ano de 2023 com uma participação de mercado de 17,3% — o suficiente para lhe dar a dianteira, mesmo tendo recuado 2,2% na comparação ano a ano. Essa, vale ressaltar, é a primeira vez que empresa assume a liderança do mercado chinês de smartphones.

Tirando a Maçã, o Top 5 da firma de pesquisas foi dominado por marcas locais. Em segundo lugar, por exemplo, temos a Honor, que terminou o ano passado bem próxima da fabricante do iPhone com um market share de 17,1% (-10,3%). Logo em seguida, temos OPPO, vivo e Xiaomi, com 16,7% (-9,4%), 16,5% (-15,5%) e 13,2% (-8,5%), respectivamente.
A Apple também foi líder no último trimestre de 2023 que, por sua vez, também registrou crescimento de 1,2% (aproximadamente 73,6 milhões de unidades) — o primeiro em um bom tempo, diga-se. Mais especificamente, a gigante de Cupertino registrou uma participação de mercado de exatos 20% (-2,1%).

Logo em seguida, temos a Honor com 16,8% (-0,9%), a vivo com 15,7% (-8,4%), a Huawei com 13,9% (+36,2%) e a OPPO com 13,7% (-16,1%). A penúltima, inclusive, foi o grande destaque da vez, tendo retornado a um Top 5 da IDC depois de mais de dois anos — o que indica boa uma recuperação após o baque causado pelas sanções contra a empresa promovidas pelo governo dos Estados Unidos.
O analista de pesquisa Arthur Guo, da IDC, destacou a performance da Apple na China:
A ascensão da Apple ao primeiro lugar em 2023, especialmente à luz da concorrência renovada da Huawei e do sentimento de gastos moderados, marca um tremendo sucesso para a empresa. A Apple conseguiu isso graças às promoções oportunas de preços em seus canais de terceiros, o que estimulou a demanda […].
A pesquisa completa pode ser conferida nessa página.
Atualização 26/01/2024 às 09:30
Depois da IDC, agora foi a vez da Canalys de divulgar os seus dados a respeito do mercado chinês de smartphones. E, embora os números mudem um pouquinho, um detalhe permanece inalterado: a posição de liderança da Apple (tanto em 2023 como um todo quanto no último trimestre).
Quando levamos em conta os últimos 12 meses, temos, como dito, a Maçã em primeiro lugar com um market share de 19% (+1%) e 51,8 milhões de aparelhos vendidos, a vivo — que na tabela da IDC aparece apenas em quarto — no segundo lugar com uma fatia de mercado de 16% (-15%) e 44,5 de smartphones enviados, a OPPO com uma participação de também 16% (-13%) e 43,9 milhões de dispositivos comercializados e, por fim, a Xiaomi com uma fatia de 13% (-8%) e 35,6 milhões de aparelhos vendidos.

Mais uma vez, a relação de forças muda um pouco quanto partimos para o último trimestre de 2023. Nesse caso, temos a Apple com 24% (+6%) do mercado e 17,5 milhões de aparelhos enviados, a Honor com 16% (-4%) e 11,7 milhões de dispositivos comercializados, a vivo com 15% (-11%) e 11,3 milhões de smartphones vendidos, a Huawei com 14% (+47%) e 10,4 milhões de dispositivos enviados e, por fim, a Xiaomi com 13% (12%) e 9,5 milhões de smartphones comercializados.

A pesquisa completa da Canalys pode ser conferida nessa página.
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