O WhatsApp, em sua versão beta de número 24.2.10.73, está testando a adição das Chaves-senha (Passkeys) para fazer login no aplicativo. Após inserir o recurso em uma versão de testes para Android, a função está sendo testada no app para iOS do mensageiro, ainda em desenvolvimento.
A versão beta inclui uma nova seção para configurar o recurso. Com as Chaves-senha ativadas e configuradas, pode-se fazer login no app com métodos de autenticação como o Touch ID, o Face ID ou o código do iPhone, eliminando a necessidade de digitar a senha de seis números atualmente necessária. Assim, além de garantir a segurança, o processo de login no WhatsApp deverá ficar mais prático.

O uso das Chaves-senha será, claro, opcional, continuando a existir a possibilidade de usar a senha convencional e/ou de desativar o recurso a qualquer momento caso ele seja configurado. Ao fazer login em um dispositivo em que as Chaves-senha não estejam disponíveis, também será necessário usar a senha de seis dígitos.
Com a futura adição do recurso, o WhatsApp estará se juntando a outros apps e serviços que já contam com o recurso, como a Amazon, o 1Password e o Firefox. A própria Maçã também já adotou o novo método para fazer login com o ID Apple. A ideia do recurso é substituir a digitação de senhas em favor da autenticação com métodos como a biometria, de uma forma mais prática e segura.
O recurso ainda se encontra em fase de testes no mensageiro e não tem data exata para ser liberado a todos os usuários.
via WABetaInfo