Desde antes do início da pré-venda do Apple Vision Pro, já se sabe que a Netflix não terá um aplicativo para o novo dispositivo; sequer a versão para iPad do app do serviço de streaming será disponibilizada para o headset. Agora, um dos co-CEOs 1Chief executive officers, ou diretores executivos. da empresa, Greg Peters, deu mais detalhes sobre essa decisão em uma entrevista.
Falando ao Stratechery, após ser perguntado sobre essa questão, ele afirmou que a decisão não se deu por falta de vontade ou desejo. A empresa, porém, ainda que vise à ubiquidade da presença em diferentes aparelhos, tenta ser bastante rigorosa, balanceando os esforços necessários para integrar o serviço a um conjunto de dispositivos e os benefícios para os assinantes.
Peters, então, continuou dizendo que é necessário ter cuidado para assegurar que não estão investindo em lugares que não estão dando retorno e que “verão onde as coisas vão com o Vision Pro”. Ele acrescentou que a Netflix está sempre em discussões com a Apple, mas que o dispositivo seria muito de nicho e não particularmente relevante para a maioria dos assinantes do serviço.
O executivo reconheceu, porém, que há maneiras por meio das quais a Apple poderia mudar esse cálculo estratégico da Netflix. Segundo ele, as companhias trabalham juntas há um longo tempo e sempre mantiveram discussões sobre como poderiam se ajudar mutuamente.
Também foi dito que, às vezes, as empresas encontram um grande espaço de convergência. Pode-se então tomar alguma ação de forma mais rápida, mas isso também pode tomar mais tempo em alguns momentos.
Segundo relatos, foram vendidas cerca de 180 mil unidades do Vision Pro na pré-venda do dispositivo, o que é bastante menos que os milhões de usuários de iPhones ou televisões e set-top boxes.
Alguns, como Mark Gurman (da Bloomberg), argumentam que a disponibilização do app para iPad no visionOS seria simples, podendo ser feita de forma quase automática, bem como que a Netflix já conta com apps para outras plataformas com um número não tão grande de usuários, como o Facebook Portal e o NVIDIA Shield.
Todavia, ouvindo uma fonte de um serviço de streaming, o criador de conteúdo Jon Prosser afirmou que o processo de tornar apps para iPad disponíveis no visionOS não é tão simples quanto apenas selecionar uma opção. Há situações com códigos e interfaces de programação que não são compatíveis com o sistema do headset e que, mesmo testando o app para iPad e um novo app otimizado para o Vision Pro, não conseguiram lançar nenhum dos dois a tempo da pré-venda do dispositivo.
Até que os apps sejam lançados, usuários do aparelho terão de usar serviços como a Netflix no navegador. No futuro, com a potencial consolidação do Vision Pro no mercado, é possível que empresas como a do serviço de streaming finalmente lancem apps, caso se torne algo de fato vantajoso para elas.
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Notas de rodapé
- 1Chief executive officers, ou diretores executivos.