O melhor pedaço da Maçã.
Leona Octavii / Shutterstock.com
Ícone da App Store no iPad

Grupo contra taxas da App Store critica mudanças da Apple na UE

A Coalition for App Fairness (CAF), sobre a qual já falamos algumas vezes, criticou a decisão da Apple de permitir lojas de aplicativos de terceiros no iOS. Essa mudança, anunciada ontem, é uma resposta à Lei dos Mercados Digitais (Digital Markets Act, ou DMA) na Europa.

Publicidade

O diretor da CAF, Rick VanMeter, criticou algumas propostas da Maçã, incluindo a Taxa de Tecnologia Principal e a exigência de uma carta de crédito de 1 milhão de euros para que os desenvolvedores abram uma loja alternativa, considerando-as controversas.

É evidente que a Apple não tem intenção de cumprir com a DMA. A empresa está introduzindo novas taxas sobre downloads diretos e pagamentos pelos quais não realiza nenhum processo, o que viola a lei. Esse plano não atinge o objetivo da DMA de aumentar a competição e a equidade no mercado digital — não é justo, razoável nem não discriminatório.

VanMeter reprovou duramente o plano da Apple, dizendo que ele desrespeita a DMA e não melhora a competição no mercado digital. Ele ressaltou que o plano coloca os desenvolvedores entre a atual situação ou novas regras, julgadas ruins.

Ainda de acordo com a CAF, a abordagem da empresa para se adequar às regras parece evitar seguir essas novas regulamentações, algo que já foi observado em ações da empresa nos Estados Unidos, na Holanda e na Coreia do Sul.

Publicidade

A forte crítica destaca o conflito entre grandes empresas de tecnologia e órgãos reguladores que buscam um mercado mais competitivo. A coalizão solicitou que a Comissão Europeia rejeite a mudança, chamando-a de “insulto descarado”.

Outros desenvolvedores reagem negativamente às mudanças

Após o anúncio, diversos desenvolvedores reagiram às mudanças impostas pela Apple na tentativa de cumprir a DMA. Embora a gigante de Cupertino tenha tentado agradar, as críticas não foram tão positivas.

O CEO 1Chief executive officer, ou diretor executivo. da Epic Games, Tim Sweeney, criticou as novas diretrizes, chamando-as de “lixo total”. Apesar disso, a desenvolvedora planeja lançar sua própria loja de apps sob esses novos termos, destacando uma relação complexa entre a gigante dos jogos e a Apple.

Nikita Bier, fundador do aplicativo Gas, utilizou a calculadora de taxas da Apple para revelar as implicações financeiras para apps de sucesso. Sua análise aponta para um aumento significativo nos custos anuais para os desenvolvedores.

De acordo com a nova estrutura de taxas da App Store para a Europa, se você faturar 10 milhões de euros em vendas, a taxa anual da Apple será de 6,2 milhões de euros. Supondo que você não tenha custos operacionais ou salários, seu valor líquido: 2 milhões de euros após impostos — ou 20% das suas vendas. Nunca lançarei um aplicativo na Europa.

O cofundador da Basecamp, David Heinemeier Hansson, expressou preocupações de que a exigência de uma carta de crédito de 1 milhão de euros desencoraje apps importantes de estarem em lojas alternativas. Ele rotulou essa exigência como uma estratégia para impedir o sucesso de potenciais concorrentes da Apple.

Publicidade

Paul Haddad, cofundador da Tapbots, reconheceu os benefícios das comissões reduzidas, mas levantou preocupações sobre a praticidade da Taxa de Tecnologia Principal, especialmente para aplicativos que operam em um modelo freemium.

Publicidade

Por fim, em uma perspectiva contrastante, Riley Testut (da AltStore) expressou otimismo e planeja lançar a plataforma UE sob as novas regras.

Finalmente está para acontecer — o sideloading está chegando à UE!
Iniciamos o processo de nos tornarmos um “mercado de aplicativos” legítimo, permitindo que nossos amigos europeus baixem oficialmente o Delta e outros aplicativos AltStore pela primeira vez!
Nos vemos em março! ☘️

Ele vê essas mudanças como um passo positivo para a plataforma no iOS, permitindo novos tipos de aplicativos e inovações.

via 9to5Mac, The Verge

Notas de rodapé

  • 1
    Chief executive officer, ou diretor executivo.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

SharePlay se expandirá para HomePods e Apple TVs no iOS 17.4 [atualizado]

Próx. Post

TikTok ganha nova opção de recorte para alterar o fundo de vídeos

Posts Relacionados