Os boatos envolvendo um sistema operacional denominado “homeOS” são antigos, mas (aparentemente) estão mais vivos do que nunca. Se antes o termo havia sido encontrado (duas vezes) em vagas de emprego publicadas pela Apple, agora ele foi visto em códigos do tvOS.
A referência foi descoberta pelo MacRumors na versão 17.4 do sistema, cuja primeira versão beta foi disponibilizada para desenvolvedores na semana passada, e indica que a Apple continua trabalhando no sistema internamente — mesmo que não tenhamos tido mais notícias sobre ele desde 2021.
Pode ser que a criação do “homeOS” seja uma forma que a Maçã encontrou para aprimorar e expandir ainda mais sua presença no setor de casa inteligente, unificando os softwares das Apple TVs e dos HomePods (que já fazem uso do tvOS) em torno de um nome mais abrangente.
Vale ressaltar que, segundo rumores, a Apple teria planos ambiciosos para esse mercado — principalmente para os HomePods, os quais ganharam poucas mudanças desde que foi lançado o modelo original, em 2018.
A empresa estaria desenvolvendo um modelo do alto-falante inteligente com uma tela LCD na parte superior bem como, segundo rumores, um dispositivo que teria design semelhante ao do iPad com uma câmera FaceTime para ligações.
Pode ser que, com esses investimentos, a empresa não queira mais manter o sistema operacional dos HomePods tão atrelado e limitado a um software desenvolvido originalmente para um dispositivo específico, como o tvOS. Acompanhemos…
Cores: meia-noite, branco, cinza-espacial, azul, amarelo ou laranja
NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.