O melhor pedaço da Maçã.

Setapp confirma que lançará loja de apps alternativa para iOS na UE

Loja de apps alternativa da Setapp para iOS

Cumprindo a promessa feita no ano passado, a MacPaw — criadora do serviço de assinatura de aplicativos Setappanunciou hoje que lançará a sua loja de apps alternativa para o iOS ainda neste ano na União Europeia.

Publicidade

O anúncio foi feito após o detalhamento das mudanças a serem feitas na App Store e no iOS — que permitirão lojas de terceiros no sistema dos iPhones — em resposta à Lei dos Mercados Digitais (Digital Markets Act, ou DMA) da UE.

A MacPaw afirmou estar se sentindo otimista em relação às transformações já esperadas e impulsionadas pela DMA, que “está moldando uma nova era para um ecossistema digital mais equitativo e dinâmico”. A empresa destacou, porém, que a jornada em direção a um iOS inteiramente competitivo ainda estaria em andamento.

Diante disso, foi anunciado que o Setapp ganhará uma loja alternativa na UE — algo bastante pedido pelos usuários — ainda neste ano, com o objetivo de “estabelecer um ecossistema de apps balanceado, no qual desenvolvedores possam prosperar sob um modelo de negócios que promova justiça e valor, independentemente do seu tamanho”. Trata-se de um dos primeiros anúncios da criação de novas lojas após a oficialização das mudanças no iOS — outra empresa que já “confirmou” foi a Epic Games.

Publicidade

Segundo a MacPaw, uma versão beta da loja alternativa já está nos seus estágios finais de desenvolvimento. Ela também afirmou estar engajando desenvolvedores de apps compatíveis com várias plataformas no Setapp a fim de garantir que a transição para a distribuição alternativa seja suave e que a qualidade dos serviços seja mantida.

No anúncio, a desenvolvedora do Setapp também disse buscar colaborar com os principais criadores de apps a fim de procurar formas mais equitativas de alcançar os seus consumidores. A empresa considera as mudanças na App Store e no iOS como uma chance de trabalhar coletivamente em torno de uma loja de apps que possa oferecer uma experiência única e, assim, realizar um impacto positivo e significativo no setor.

Para desenvolvedores, a empresa oferece oportunidades no Setapp for Developers, enquanto para os usuários, até o momento, há uma lista de espera para usar a loja alternativa quando ela estiver disponível. Vale lembrar que o serviço de distribuição alternativa de apps no iOS funcionará apenas em países da UE.

Publicidade

Desde o ano passado, mais de 30 desenvolvedores já haviam confirmado que iriam disponibilizar seus apps na nova loja. O Setapp oferece, até o momento, acesso a apps para macOS e web mediante o pagamento de uma assinatura mensal, repassando entre 70% e 90% do valor aos criadores.

NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple TV+ renova “Hijack”, com Idris Elba, para a 2ª temporada

Próx. Post

Mas já? Apple libera visionOS 1.0.2 para corrigir brecha no WebKit

Posts Relacionados