Com a liberação da primeira versão beta do visionOS 1.1, algumas mudanças que deverão chegar à futura a versão do sistema do Apple Vision Pro já estão sendo descobertas pelos testadores — e outras, obviamente, foram detalhadas pela própria Maçã.
Uma das principais novidades diz respeito à correção de um problema sobre o qual falamos mais cedo. A futura versão permitirá resetar o dispositivo sem a necessidade de ir até uma loja da Apple apenas para realizar o procedimento — como vem acontecendo até agora.
Como notado pelo 9to5Mac nos códigos do visionOS 1.1, a Apple passará a mostrar um aviso alertando o usuário que o Vision Pro está em um “bloqueio de segurança” quando o código for digitado incorretamente muitas vezes.
Dessa vez, no entanto, a empresa permitirá que a pessoa espere para tentar digitar o código novamente ou apagar e redefinir o dispositivo — o que, obviamente, manterá ativo o Bloqueio de Ativação e exigirá um login com o ID Apple quando o dispositivo for configurado novamente.
Suporte a MDM
Tudo indica que, a partir da futura versão do visionOS, o aparelho será compatível com o gerenciamento de dispositivos móveis (MDM), o qual permite configurar dispositivos de maneira segura por uma rede sem fio e conta com recursos como login único, gerenciamento de identidade e segurança.
Essa novidade é importante principalmente para empresas e departamentos de TI, que poderão gerenciar suas unidades de Vision Pro de forma prática e eficiente — como já é feito com praticamente todos os outros aparelhos da Apple.
O suporte a MDM no Vision Pro foi confirmado por Jeremy Butcher, responsável pelo marketing mundial de produtos para empresas da Apple, ao TechCrunch:
Sabemos que, para desbloquear todo o [poder do Apple Vision Pro], as empresas vão querer gerenciar esses dispositivos em escala. Então, a boa notícia é que temos muita tecnologia excelente para levar ao Vision Pro a esse respeito.
Expansão de janelas
Outra novidade — esta revelada nas notas de lançamento da futura versão — diz respeito à interação de usuários com objetos 3D, que foi alvo de reclamações de alguns desenvolvedores por impedir, de certa forma, uma maior aproximação dos usuários a eles.
Isso era frustrante especialmente em jogos e a Apple, aparentemente, entendeu esse problema. A nova versão modifica o limite de aproximação de objetos 3D para permitir que usuários os reposicionem de forma bem mais próxima do que antes e interajam mais diretamente com o conteúdo.
Entre outras mudanças e correções anunciadas pela Apple, estão melhorias para a Central de Controle, para o Mac Virtual Display, para a criação de uma Persona e até mesmo para os Ajustes.
NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.