O Bluesky, plataforma descentralizada nascida dentro do antigo Twitter, anunciou hoje que finalmente sairá da versão beta e abrirá suas portas para todas as pessoas. Antes, para quem não lembra, era necessário um convite para usar a rede social.
Idealizada por Jack Dorsey (cofundador e ex-CEO 1Chief executive officer, ou diretor executivo. do Twitter), a plataforma descentralizada foi construída sobre o Protocolo AT 2Authenticated Transfer Protocol, ou Protocolo de Transferência Autenticada., um padrão único e de código aberto para redes sociais. O projeto, obviamente, se distanciou do X após a tomada de posse por Elon Musk e visa oferecer uma alternativa a plataformas centralizadas como o Facebook, o TikTok e o Threads.
Seu design e suas funcionalidades se assemelham aos do Twitter, mas o Bluesky se diferencia pela linha do tempo cronológica e a potencialidade para feeds com algoritmos criados pelos usuários, para citar alguns recursos.
No comunicado à imprensa, a plataforma disse que planeja introduzir um recurso inédito para a moderação de conteúdo, permitindo que serviços externos participem do processo de moderação ao rotular o conteúdo criado.
O CEO da plataforma, Jay Graber, enfatizou a importância da descentralização no futuro das redes sociais, sugerindo que isso empodera as pessoas a terem maior controle e uma experiência mais personalizada.
Apesar de suas características promissoras, o Bluesky enfrenta a concorrência de outras plataformas, como o Threads (da Meta), que conta atualmente com 130 milhões de usuários, e o Mastodon, um veterano no espaço de rede social descentralizada.
Como parte de sua expansão, o Bluesky planeja explorar a federação aberta, permitindo que outros desenvolvedores criem servidores ou instâncias separados, semelhante ao modelo do Mastodon. Essa abertura, claro, é um marco importante, mostrando uma tendência para plataformas descentralizadas que oferecem mais controle e novidades aos usuários. Ainda assim, vai ser curioso ver como a plataforma concorrerá com grandes redes e outras plataformas descentralizadas.
Alguém aí já se inscreveu nessa rede social? 🦋
via The Verge
Notas de rodapé
- 1Chief executive officer, ou diretor executivo.
- 2Authenticated Transfer Protocol, ou Protocolo de Transferência Autenticada.