Ainda no ano passado, a Apple introduziu o Optic ID, uma tecnologia de autenticação de íris de última geração. A solução veio (por ora) para coexistir com o Touch ID e com o Face ID, sendo lançada no Vision Pro.
Fato é: o Optic ID representa um avanço significativo no quesito de segurança biométrica, aproveitando a unicidade da íris de cada usuário para autenticação, distinguindo-se dos sistemas anteriores da empresa.
Na prática, a autenticação opera usando “luz infravermelha próxima segura para os olhos modulada espaciotemporalmente” para iluminar os olhos do usuário, permitindo que as câmeras infravermelhas do Vision Pro capturem imagens detalhadas da íris.
De acordo com a Apple, este processo identifica padrões únicos da íris que não são afetados por mudanças de pigmentação, garantindo uma forma de autenticação altamente segura e pessoal. Os dados capturados são processados e armazenados na Secure Enclave do dispositivo, assegurando a máxima segurança e privacidade.
Projetado para funcionar de forma integrada ao visionOS, o Optic ID é essencial para autenticar pagamentos e acessar informações sensíveis, espelhando a funcionalidade anteriormente oferecida pelo Face ID e pelo Touch ID.
Ainda segundo a Maçã, o sistema é projetado para funcionar sob várias condições de iluminação e é compatível com lentes de contato moles de prescrição e lentes ZEISS para usuários de óculos, ampliando sua acessibilidade.
A Apple destaca a segurança do Optic ID, com probabilidade menor que 1 em 1 milhão para falsos positivos, que pode ser ligeiramente maior ao cadastrar apenas um olho.
Para reforçar a segurança, após 5 tentativas fracassadas de autenticação, o sistema exige uma senha — também requisitada depois que o Vision Pro é ligado ou reiniciado, quando ele não tenha sido desbloqueado por mais de 48 horas, quando a senha não tiver sido usada para desbloquear o Vision Pro nos últimos 6,5 dias e o Optic ID não tiver sido usado nas últimas 4 horas.
O Optic ID representa um avanço da Apple para oferecer métodos de autenticação mais intuitivos, rápidos, seguros e fáceis, visando o acesso protegido a dispositivos e informações. Para mais detalhes sobre as tecnologias, basta acessar o site da Apple.
NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.