O melhor pedaço da Maçã.
IT Security Guru
Códigos em tela de MacBook

Cibercriminosos começaram a focar mais no Mac em 2023, revela pesquisa

A Malwarebytes liberou nesta semana a edição de 2024 da sua tradicional pesquisa State of Malware, a qual traz um balanço das ameaças cibernéticas mais comuns e devastadoras dos últimos tempos.

Publicidade

Como de costume, a firma de segurança trouxe alguns dados focados no Mac, que tem sofrido com um número cada vez maior de ameaças na internet. Segundo a empresa, a crescente popularidade da plataforma da Apple tem feito com que cibercriminosos ataquem PCs com Windows e Macs ao mesmo tempo.

Se antes malwares para Macs se limitavam a adwares ou programas potencialmente indesejados (PUP, na sigla em inglês), hoje a situação está bem mais complexa. Um dos destaques da pesquisa, por exemplo, foi o malware Atomic macOS Stealer (ou AMOS), descoberto em setembro do ano passado e capaz de roubar informações como dados de preenchimento automático e de carteiras digitais, senhas e mais.

De acordo com a pesquisa, embora PUPs e adwares ainda representem a maior parte das ameaças nos computadores da Maçã, malwares já são 11% de todas as detecções — número, no mínimo, preocupante. Historicamente, computadores com Windows sempre foram mais lucrativos para cibercriminosos (muito por conta da sua maior fatia de mercado), mas isso está começando a mudar.

Publicidade

A empresa também destacou que a equipe de desenvolvedores por trás do LockBit — segundo ela, o ransomware mais perigoso do mundo — já está desenvolvendo uma versão da sua ferramenta para macOS. Embora ainda esteja em fase experimental, é possível que essa ameaça comece a fazer estrago em um futuro próximo.

E por falar nisso, o número de ataques de ransomware em 2023 cresceu consideravelmente em comparação aos anos anteriores: 68%! A maior parte desses ataques (45%) foram nos Estados Unidos, enquanto o Brasil ficou apenas com 2%.

O LockBit foi o grupo que, de longe, fez mais ataques ransomware em 2023, tendo passado de 1.000. Logo atrás temos o ALPHV, o CL0P, o PLAY e o 8BASE — todos com menos de 400 ocorrências. Ainda segundo os dados, maio foi, com certa folga, o mês com o maior número de ataques no ano passado.

Com 29 páginas, a pesquisa completa pode ser conferida nessa página.

Publicidade

NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.

via 9to5Mac

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple TV+: documentário “Girls State” estreará em 5 de abril

Próx. Post

Apple lança novo Desafio do Mês do Coração para usuários do Watch

Posts Relacionados