A barra de menus do macOS é uma área do sistema que torna mais prático o acesso a vários recursos e/ou aplicativos. Nativamente, porém, não é possível usar atalhos ou algo parecido do app Lembretes (Reminders) na barra superior.
Foi pensando nisso que foi desenvolvido o Reminders MenuBar, app de código aberto para Mac criado pelo brasileiro Rafael Damasceno.
O app leva alguns recursos do aplicativo nativo para uma janela suspensa, aberta ao clicar no ícone exibido na barra de menus. São mostradas as listas de tarefas, bem como as que estão pendentes, sendo possível marcá-las como concluídas, inserir novas — escolhendo inclusive a data — e aplicar filtros.
Ao menos até o momento, o app não conta com recursos como criar novas listas, adicionar links, imagens ou tags e definir lembretes ao estar em uma determinada localização ou ao enviar mensagens para um contato. De todo modo, é possível usar a função principal do app Lembretes de uma maneira bastante prática, sem precisar abrir a versão nativa.
O ícone do app na barra de menus mostra o número de tarefas pendentes para o dia, o que pode ser desabilitado. Também é possível definir um atalho para que a janela suspensa seja aberta, tornando o uso ainda mais prático. O ícone pode ser personalizado, com mais de dez opções, assim como a aparência da janela — opaca e transparente (seja nas aparências clara ou escura).
A interface do app é parecida com a do próprio app Lembretes e a dos demais apps da Apple, além do que, o app é bastante leve. Para funcionar, claro, é necessário conceder acesso aos seus lembretes; as ações feitas no app refletem-se no app nativo.
O Reminders MenuBar pode ser baixado no GitHub do desenvolvedor, de forma gratuita. Ele já foi atualizado para o macOS Sonoma 14.