O melhor pedaço da Maçã.

Beta do iOS 17.4 “quebra” web apps na União Europeia

Primakov / Shutterstock.com
Ícones de navegadores para o iOS

Desde a primeira versão beta do iOS 17.4, a Apple vem incluindo mudanças que valerão na União Europeia como forma de se adequar às normas da Lei de Mercados Digitais (Digital Markets Act, ou DMA).

Publicidade

No entanto, com a segunda versão beta do iOS 17.4, disponibilizada nesta semana, alguns benefícios dos Progressive Web Apps (PWAs) simplesmente deixaram de existir — e a dúvida que fica é se isso é um bug ou algo intencional por parte da Maçã.

Conforme observado pelo Open Web Advocacy (um grupo que critica as diretrizes da Apple), os sites instalados na tela inicial não conseguem iniciar algumas atividades nativas. De acordo com eles, isso parece afetar apenas usuários na União Europeia.

A nova versão beta do iOS impede que esses aplicativos sejam iniciados em sua própria janela que ocupa a tela inteira, relegando-os para serem abertos no Safari, uma mudança que afeta significativamente a funcionalidade e a experiência do usuário. A mudança efetivamente rebaixa os PWAs a meros atalhos de sites.

Na prática, quando um usuário rodando a segunda beta do iOS 17.4 na UE toca no ícone de um aplicativo da web, ele verá uma mensagem perguntando se deseja abri-lo no Safari ou cancelar. Ao usar o navegador da Maçã, o web app abre como uma página comum, sem recursos como suporte a tela inteira, notificações ou dados salvos.

Publicidade

Ainda que o grupo afirme ser “quase certo” que isso não passa de um bug, os desenvolvedores da Mysk avaliaram que o popup do Safari indica de alguma forma que os PWAs foram desativados intencionalmente.

Os Progressive Web Apps (PWAs) ainda estão desativados para usuários da UE no #iOS 17.4 beta 2. Mas agora há um novo popup. O popup indica de alguma forma que os PWAs foram desativados intencionalmente, em vez de ser um bug.

É claro que teremos que aguardar o lançamento da versão final do iOS 17.4 para conferirmos se a questão permanecerá; no entanto, levando em conta a atenção midiática que a suposta alteração já teve, eu apostaria que a Maçã vai reverter esse comportamento até o mês que vem, quando a atualização deverá ser lançada para todos.

via MacRumors

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

App Reminders MenuBar facilita acesso aos seus lembretes no macOS

Próx. Post

Apple TV+: produção da 3ª temporada de “Fundação” tem novo atraso [atualizado]

Posts Relacionados