Um aplicativo chamado Rectangle está atraindo a atenção dos usuários do Mac por suas poderosas capacidades.
Desenvolvido para aprimorar a multitarefa — assim como o (hoje abandonado) Spectacle fazia —, ele permite organizar as janelas da área de trabalho em diversas configurações, algo que a Split View não oferece com tanta flexibilidade.
Ao contrário dos recursos nativos do macOS, que restringem usuários a arranjar suas janelas em modo de tela cheia, escondendo a barra de menus e o Dock, o Rectangle propõe uma solução mais flexível e adaptável.
Com o app, é possível obter acesso a 14 diferentes opções de posicionamento de janelas, permitindo um controle muito mais refinado sobre como e onde elas podem ser organizadas na tela.
Entre as opções, há o encaixe na esquerda ou na direita, no centro, nas metades superior ou inferior da tela e até em posições mais específicas, como nos cantos superior esquerdo ou inferior direito.
O Rectangle também suporta tanto atalhos de teclado quanto ações de arrastar e soltar com o mouse, permitindo aos usuários personalizar suas preferências de gerenciamento de janelas de acordo com seu estilo de trabalho.
O Rectangle tem uma versão grátis e outra mais avançada (Rectangle Pro), cuja licença vitalícia custa US$10. A versão gratuita já é muito útil, mas a Pro adiciona funções extras, como agrupar aplicativos usando um atalho e sincronizar as configurações pelo iCloud.