O melhor pedaço da Maçã.

UE: Apple libera testes para lojas de aplicativos alternativas no iOS

The Verge
App Store

A Apple iniciou o processo para que desenvolvedores na União Europeia testem e enviem lojas de aplicativos alternativas (as chamadas marketplaces) por meio do App Store Connect, alinhando-se aos requisitos da Lei dos Mercados Digitais (Digital Markets Act, ou DMA).

Publicidade

Com isso, desenvolvedores dentro do bloco econômico que concordam com as novas diretrizes da Maçã podem começar a definir como distribuir seus apps por meio de outras lojas, as quais podem operar independentemente ou em competição com a App Store.

Essas lojas permitirão a distribuição de aplicativos que não querem se submeter às regras da Apple. Além disso, a companhia também disponibilizou sua API 1Application programming interface, ou interface de programação de aplicações. para gerenciar e testar os apps em beta com o TestFlight.

A chegada de mercados alternativos — que ocorrerá definitivamente com o lançamento do iOS 17.4, em março — marca uma transformação importante no ecossistema da Apple. Ainda assim, a empresa verificará todos os softwares para assegurar que eles estejam seguros e livres de malwares.

Publicidade

No mês passado, a Maçã anunciou a chegada de mais de 600 novas APIs, permitindo novos canais de distribuição, uso de motores de navegadores alternativos, sistemas de pagamento externos e inclusão de links externos em aplicativos — tudo para se adaptar à DMA.

Essa ação chega antes do prazo de implementação da DMA, no próximo mês, demonstrando o empenho da companhia em cumprir com as regulamentações da UE — que (em tese) visam estimular a concorrência e oferecer mais opções aos usuários.

A Apple também está disponibilizando consultas online e laboratórios para ajudar os desenvolvedores com as novas mudanças, apoiando a adaptação às regulamentações e oportunidades da UE para um mercado digital mais aberto.


Ícone do app App Store Connect
App Store Connect de Apple
Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 1.12.4 (21.3 MB)
Requer o iOS 15.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Ícone do app TestFlight
TestFlight de Apple
Compatível com MacsCompatível com iPadsCompatível com iPhones Compatível com o Apple Vision Pro Compatível com Apple TV
Versão 3.4.4 (14 MB)
Requer o iOS 14.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na Mac App Store Código QR Código QR

Notas de rodapé

  • 1
    Application programming interface, ou interface de programação de aplicações.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Rectangle é um app que promete transformar a multitarefa no Mac

Próx. Post

Apple confirma acordo com a startup Rivos para encerrar disputa judicial

Posts Relacionados