Há cerca de um mês, nós comentamos que a suíte de produtividade da Apple, chamada iWork (que engloba os apps Pages, Numbers e Keynote) poderá ganhar recursos de inteligência artificial neste ano. Pois, agora, um movimento da Apple reforçou essa possibilidade.
Como destacou o BuyAiDomains.com, a Apple comprou o domínio iWork.ai (o que pode ser comprovado checando as informações WHOIS, vide imagem abaixo), reforçando a ideia de que veremos novidades nesse segmento ainda em 2024, como Tim Cook (CEO 1Chief executive officer, ou diretor executivo.) indicou recentemente.
Resta saber quais são de fato os planos da Apple. Ela poderia, por exemplo, tentar rivalizar com soluções já consolidadas do mercado e que, é claro, também estão investindo em IA, como Microsoft 365 e Google Docs.
Há alguns dias, a Apple lançou um modelo de inteligência artificial de código aberto chamado MGIE para edição de imagens por comandos — com ele, é possível editar vários aspectos de imagens a partir de comandos, assim como em ferramentas de geração de imagem e texto, como ChatGPT e Midjourney.
É fácil imaginar que algo assim poderia ser incorporado em apps como Pages, Numbers e Keynote — sem falar, é claro, em outros recursos que ainda não ouvimos/conhecemos que poderão também aterrissar na suíte.
Por enquanto, nos resta esperar pela WWDC24, onde provavelmente conhecemos tais planos em detalhes.
via Macworld
Notas de rodapé
- 1Chief executive officer, ou diretor executivo.