Após lançar um modelo de inteligência artificial para edição de imagens, a Apple revelou mais uma ferramenta de IA, a Keyframer — a qual foi apresentada em um artigo [PDF]. A mais nova criação da empresa é capaz de animar imagens estáticas a partir de comandos, uma área pouco explorada em soluções de IA até então, superando o desafio de descrever movimento em linguagem natural.
A Keyframer não é um modelo de IA em si; ela faz uso de um largo modelo de linguagem (LLM, na sigla em inglês) — o GPT-4, no caso do estudo — capaz de gerar o código para realizar a animação em CSS a partir de uma imagem em formato SVG e um comando.
É possível refinar o resultado editando o código ou adicionando novos comandos após o inicial, algo necessário considerando a complexidade das animações e a dificuldade de se expressar exatamente o desejado em apenas um comando.
As imagens abaixo, presentes no artigo, mostram exemplos de uso da Keyframer. Pode-se, por exemplo, fazer estrelas “brilharem” em movimento, assim como fazer nuvens e um foguete se moverem em direções e de maneiras específicas.
Um ponto central da ferramenta é a combinação do software automatizado com a possibilidade de o usuário fazer ajustes até chegar ao resultado esperado. Essa questão foi destacada por profissionais da animação entrevistados pela empresa no processo de desenvolvimento da Keyframer. Um deles, inclusive, disse que a ferramenta é bastante rápida, realizando ações que levariam horas de forma rápida.
O estudo no qual a solução foi apresentada mostrou que pessoas da área de animação preferem uma usabilidade mais “decomposta”, adicionando comandos para animar diferentes elementos individualmente, aos poucos. Essa ideia permitiu que a empresa adaptasse os objetivos da pesquisa gradualmente em resposta aos resultados da IA.
Dessa forma, pode-se refinar as animações com comandos sequenciais, sem necessariamente atingir o resultado desejado apenas com o primeiro prompt. Combinando a edição com a inovação da ferramenta, pode-se tirar proveito da agilidade do software sem prejuízo à criatividade.
A Keyframer tem um grande potencial de popularizar a animação, oferecendo a possibilidade de fazê-lo de maneira fácil mesmo para quem não tem um conhecimento avançado na área. É possível que a tecnologia seja incorporada nos sistemas da Apple no futuro, assim como deverá ocorrer com outras ferramentas de IA no iOS 18.
via VentureBeat