O navegador do DuckDuckGo ganhou uma novidade que deverá melhorar bastante a sua usabilidade: agora, ele pode sincronizar e realizar o backup de favoritos, páginas salvas, senhas e configurações da Proteção de Email entre diferentes dispositivos.
A empresa garante que os dados são criptografados de ponta a ponta e que só o próprio usuário tem acesso a eles; tampouco, vejam só, é necessário criar uma conta para usar o recurso.
Para configurar a sincronização, basta ir até a opção referente ao recurso nas configurações do navegador e escolher sincronizar com outro dispositivo. Caso seja um smartphone (iOS ou Android), é necessário escanear um código QR; se for um computador, é preciso digitar um código alfanumérico manualmente para concluir o processo.
Também é possível configurar a sincronização e o backup em apenas um dispositivo, para salvar os dados. No menu dedicado ao recurso nas configurações, dá para ver uma lista com todos os dispositivos sincronizados, editar os seus apelidos e realizar outros ajustes.
Após realizar o processo, o navegador gera um arquivo PDF com um Código de Recuperação, que deve ser usado para obter acesso aos dados sincronizados caso os dispositivos sejam danificados ou perdidos. O código contém a chave criptografada única e gerada localmente que mantém os dados privados. Essa é a única forma de acessar os dados de um novo dispositivo que não esteja entre os sincronizados.
Segundo a empresa, o recurso funciona na maioria das plataformas (como macOS, iOS, Windows e Android), também permitindo exportar os dados sincronizados.
A novidade pode estimular ainda mais usuários a migrarem para o navegador, embora ainda falte o suporte às Chaves-senha (Passkeys), que já funcionam no Google Chrome, por exemplo.