De “surpresa”, a Meta anunciou hoje que cobrará uma taxa de 30% dos anunciantes ao turbinar publicações (termo dado ao impulsionamento de posts) através dos aplicativos do Facebook e do Instagram no iOS, chamando a atenção para algumas regras da Maçã.
Na prática, a decisão da empresa é uma reação às diretrizes de revisão da App Store de 2022, que obrigam o uso do sistema de compras da Apple para transações digitais, resultando em uma comissão para a gigante de Cupertino.
A partir de fevereiro de 2024, uma taxa de serviço da Apple de 30% do valor total do pagamento, antes dos impostos aplicáveis, poderá ser aplicada quando você turbinar no app do Facebook para iOS. Essa taxa é cobrada pela Apple, não pelo Facebook ou pela Meta.
Em um comunicado, a Meta demonstrou preocupação em remover a opção de posts patrocinados em seus aplicativos para iOS, já que isso prejudicaria pequenas empresas que usam o recurso para ganhar visibilidade nas plataformas digitais.
Somos obrigados a cumprir com as diretrizes da Apple ou remover a funcionalidade de posts patrocinados dos nossos aplicativos. Não queremos remover […], pois isso prejudicaria as pequenas empresas tornando o recurso menos descoberto e podendo privá-las de uma maneira valiosa de promover seus negócios.
Como solução para evitar as taxas da Maçã, a Meta recomenda que os impulsionamentos sejam feitos pela web, já que por lá eles não terão taxas. A mudança começará neste mês nos Estados Unidos e será ampliada globalmente em breve.
O que diz a Apple
A Apple, por sua vez, defende que suas políticas são consistentes e claras, afirmando que suas diretrizes sempre exigiram que transações digitais nos aplicativos, como o impulsionamento de posts, utilizem seu sistema de compras interno.
Sempre exigimos que as compras de bens e serviços digitais dentro dos aplicativos utilizem as compras dentro do app. O impulsionamento […] é um serviço digital — portanto, claro que a compra dentro do app é necessária. Isso sempre foi assim e existem muitos exemplos de aplicativos que fazem isso com sucesso.
Privilégio?
Um ponto levantado pelo MacRumors é que, se os posts patrocinados sempre foram considerados um serviço digital, não está claro por que a Maçã permitiu que a Meta cobrasse diretamente dos anunciantes (sem a aplicação da taxa de 30%) durante todo esse tempo.
Para Joe Rossignol, “no mínimo, parece que a Apple permitiu que a Meta contornasse o sistema de compras dentro do app desde às diretrizes de revisão da App Store, em outubro de 2022”.
A companhia informou, em nota, que “quando descobre que um aplicativo não está em conformidade com as Diretrizes de Revisão da App Store, sua abordagem geral é trabalhar com o desenvolvedor para ajudá-lo a se adequar às regras”.
O jornalista, embora entenda essa declaração, fala em “tratamento especial” por parte da Apple para com a Meta: “Um aplicativo menor seria facilmente expulso da App Store, sem receber um período de carência de 14 meses”, finalizou.