Seguindo com as nossas dicas voltadas ao aplicativo nativo Mail, hoje vamos mostrar algumas que podem ajudar a resolver um problema mais geral.
Mais especificamente, aquelas situações nas quais você não consegue enviar nenhuma mensagem no app do iPhone, do iPad ou do Mac.
Veja só! 📧
- Verifique com o seu provedor de email se não há nenhuma interrupção no serviço.
- Se o botão de desfazer envio aparecer em “Entrada” ou na lista de caixas, isso significa que a mensagem ainda não foi enviada. Se quiser, você pode alterar esse tempo de uma forma bem simples.
- Caso o botão de envio de email esteja aparecendo esmaecido no Mail do macOS, certifique-se de que o servidor de correio de saída (SMTP) está especificado conforme o indicado pelo provedor da conta de email. Você pode fazer isso indo até Mail » Ajustes… na barra de menus (ou usando o atalho ⌘ command ,). Depois, acesse a aba “Contas”, selecione uma delas e, em “Ajustes do Servidor”, clique no menu suspenso da conta de saída para selecionar “Editar Lista de Servidores SMTP”. Faça a revisão das informações do servidor e, se precisar, altere os ajustes conforme indicado pelo provedor da sua conta de email.
- Confira se o aparelho está conectado à internet, é claro — muitas vezes a conexão cai e a gente nem percebe. Se puder, teste o envio via Wi-Fi ou 4G/5G para ver se o problema persiste de ambas as formas.
- Desative temporariamente a sua VPN, caso esteja usando uma.
- Remova a conta de email problemática e tente configurá-la novamente. No iPhone/iPad, por exemplo, basta abrir os Ajustes, ir até Mail » Contas, selecionar aquela que quer excluir e tocar em “Apagar Conta”. Depois, adicione-a novamente.