Em mais um caso de deslize da equipe de revisão da App Store, uma versão fraudulenta da carteira de criptomoedas Rabby Wallet, distribuída na loja da Maçã, causou prejuízos financeiros (alguns deles significativos) para algumas pessoas.
O aplicativo falso foi denunciado pelos usuários, levando a equipe da Rabby Wallet a confirmar a sua ilegitimidade. Vale notar que o aplicativo verdadeiro ainda não está disponível na App Store, já que está sob revisão — enquanto o fraudulento segue sendo distribuído na loja, mesmo após alguns dias desde as primeiras reclamações.
Como dissemos, algumas pessoas tiveram prejuízos por causa do app fraudulento. Uma vítima lamentou uma perda de aproximadamente US$5 mil, enquanto outra alegou uma redução de 10% no seu portfólio. Além disso, um colecionador de NFT 1Non-fungible token, ou tokens não fungíveis. revelou uma perda de quase US$40 mil.
Esse não é o primeiro caso de um aplicativo falso de criptomoedas na App Store, com outra situação semelhante tendo ocorrido em 2021. Também recentemente, um app falso do LastPass foi visto na App Store, indicando uma vulnerabilidade recorrente nos mecanismos de verificação de aplicativos da Apple.
Certamente, em breve a Apple removerá o app da sua loja — mas que esse processo deveria ocorrer com mais celeridade, não há dúvidas.
via AppleInsider
Atualização, por Bruno Cardoso21/02/2024 às 08:45
Em resposta ao 9to5Mac, a Apple confirmou que já tirou do ar o app falso da Rabby Wallet e removeu a conta de seu desenvolvedor do Apple Developer Program. A empresa também ressaltou que as diretrizes da App Store proíbem apps fraudulentos ou com conteúdo enganoso.
Notas de rodapé
- 1Non-fungible token, ou tokens não fungíveis.