Uma imagem compartilhada na rede social chinesa Weibo e repercutida pelo site japonês Macotakara mostra o que parece ser o painel traseiro do vindouro “iPhone 16” com duas câmeras traseiras alinhadas na vertical, o que corrobora rumores recentes sobre a próxima linha de smartphones da Maçã.
Segundo o veículo, é provável que a imagem trate-se de um modelo de teste de validação de produção (production validation testing, ou PVT). Esse design contaria ainda com lentes de um tamanho parecido com as dos iPhones 15 Pro, o que significa que os modelos de entrada da linha “iPhone 16” poderão contar com câmera semelhantes às dos seus irmãos mais caros.
Ao que tudo indica, esse retorno a um layout vertical tem a ver com o recurso de vídeos espaciais, disponível tanto em iPhones mais recentes quanto no badalado Vision Pro (embora pensado especificamente para o headset de computação espacial). Para que esses vídeos possam ser capturados, as lentes da câmera precisam estar alinhadas uma ao lado da outra, assim com as telas do Vision Pro (e os nossos olhos).
Ainda de acordo com o Macotakara, a Apple também teria posicionado o flash True Tone e o scanner LiDAR paralelamente entre essas duas câmeras, o que significa que teremos um design diferente do que foi visto com os iPhones 12, por exemplo (os quais também contavam com um design de câmeras na vertical).
Mais vazamentos
Outra imagem, essa compartilhada pelo leaker Majin Bu [@MajinBuOfficial], mostra o que parece ser um molde do “iPhone 16” para a produção de capas de proteção:
No caso desse molde, o flash True Tone pode ser notado logo ao lado do módulo das câmeras. Ao mesmo tempo, não parece existir um recorte para o scanner LiDAR.
[[https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Smartphones/Apple-iPhone-15-Pro https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Smartphones/Apple-iPhone-15-Pro-Max]] [[https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Smartphones/Apple-iPhone-15-Plus,7799.00 https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Smartphones/Apple-iPhone-15,6499.00]]NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.