O melhor pedaço da Maçã.

Lei da China (e não a DMA) é que teria forçado a Apple a adotar o RCS

sdx15 / Shutterstock.com
App Mensagens

A decisão da Apple de adicionar suporte ao RCS 1Rich communication services, ou serviços de comunicação rica. no iPhone foi, por muitos, classificada como um provável resultado de pressões regulatórias da Lei dos Mercados Digitais (Digital Markets Act, ou DMA), a qual prevê a interoperabilidade entre diferentes serviços de mensagem considerados gatekeepers na União Europeia.

Publicidade

Recentemente, no entanto, tivemos a confirmação de que, por não estar no seleto grupo de serviços que contam com mais de 45 milhões de usuários mensais nos países do bloco, a plataforma de mensagens da Apple ficará fora dessas regras — o que já era algo esperado desde o ano passado, vale recordar.

Ainda por cima, a nova lei provavelmente não poderia obrigar a Apple a adotar o RCS, visto que ele não pode ser colocado no mesmo bolo que plataformas como o WhatsApp e o Messenger (da Meta), como explico nesse post sobre as possíveis implicações de sua adoção pela Apple. Também não há qualquer menção ao padrão na DMA.

Mas por que a Apple adotará o RCS, então? Para John Gruber, do Daring Fireball, isso acontecerá mesmo por questões regulatórias — mas não da Europa, e sim da China. As operadoras do país asiático são grande defensoras do RCS, e uma lei em andamento no país teria forçado a Apple a aderir ao padrão da GSMA 2Global System for Mobile Communications Association..

Basicamente, para obter a certificação para novos dispositivos com 5G no país, será necessário suportar também o RCS — o que inviabilizaria o lançamento de novos iPhones por lá sem essa mudança. A China, inclusive, não estaria preocupada, nem mesmo, com a falta de criptografia de ponta a ponta no padrão RCS “cru”.

Publicidade

Mesmo que a Apple preferisse apenas ignorar o RCS (como aparentou por anos que faria), justificando essa decisão com questões envolvendo segurança, perder “gratuitamente” um mercado em constante ascensão como o chinês parece estar fora de cogitação na empresa.

Pelo visto, os chineses aprenderam bem como domar a Maçã, não acham?


Ícone do app Mensagens
Mensagens de Apple
Compatível com iPadsCompatível com iPhones Compatível com o Apple Vision Pro Compatível com Apple Watches
Versão 2.6 (1.7 MB)
Requer o iOS 10.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Notas de rodapé

  • 1
    Rich communication services, ou serviços de comunicação rica.
  • 2
    Global System for Mobile Communications Association.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Devoluções do Vision Pro estariam “dentro do esperado” pela Apple

Próx. Post

“iPhone 16”: foto mostra suposto painel traseiro com câmeras na vertical

Posts Relacionados