Não é novidade que os recursos de saúde e bem-estar do Apple Watch vêm salvando várias pessoas. No ano passado, por exemplo, mãe e filha foram salvas pelo alerta de ritmo cardíaco do relógio, assim como o avô de um brasileiro. Agora, temos mais um caso de descoberta de problemas no coração com o dispositivo.
O americano Frank Haggerty, um contador aposentado de 73 anos, morador de Lawrenceville (em Nova Jersey), começou a usar um Apple Watch SE apenas para ter um visual mais bacana e moderno. Um dia, porém, enquanto ele e a esposa estavam dormindo, o homem recebeu uma notificação no relógio afirmando que o seu ritmo cardíaco estava muito baixo, de apenas 30 batimentos por minuto (quando o normal é de 60 a 100).
Então, como relatado à CBS News Philadelphia, ele rapidamente foi de ambulância para um hospital. Lá, o médico da emergência ficou chocado com o fato de Haggerty não ter nenhum sintoma, como vertigem ou dor no peito; o homem, por sua vez, sentia que “poderia correr uma maratona”, do que o médico discordou.
O idoso descobriu ter uma condição chamada de bloqueio cardíaco completo. Trata-se de um fenômeno no coração caracterizado pelo mal funcionamento da transmissão de sinais elétricos, algo como um desacoplamento entre as câmaras do coração, que pode causar mudanças no ritmo cardíaco. Por isso, ele precisou passar por um procedimento para implantar um marca-passo, o qual ajuda a regular os seus batimentos.
O médico afirmou que o Apple Watch é bastante confiável para situações como a do seu paciente, embora tenha alguns bugs, que precisam ser corrigidos. Haggerty, por sua vez, voltou a se exercitar e é bastante grato ao dispositivo: “Se eu não estivesse usando o relógio, não estaria sentado aqui hoje”, disse ele, acrescentando que o aparelho é o seu “melhor amigo”.
Para ativar os alertas de frequência cardíaca, basta ir ao app Watch no iPhone emparelhado ao relógio e escolher o menu “Coração” na aba “Meu Relógio”. Depois, toque em “Batimentos Elevados” ou “Batimentos Baixos” e selecione um valor em BPM. O recurso funciona em todos os modelos do Watch, menos no de primeira geração e com crianças (menos de 13 anos).
[[https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Smartwatches/Apple-Watch-Ultra-2,10499.00]] [[https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Smartwatches/Apple-Watch-Series-9-45mm https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Smartwatches/Apple-Watch-Series-9-41mm]] [[https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Smartwatches/Apple-Watch-SE-44mm-2-geracao,3699.00 https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Smartwatches/Apple-Watch-SE-40mm-2-geracao,3299.00]]NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.
via 9to5Mac