Desde 2022, o Instagram conta com um recurso chamado Creator Marketplace, o qual provê uma série de ferramentas para facilitar a comunicação e a negociação entre influenciadores/criadores e marcas que desejam ter seus produtos anunciados na plataforma.
Disponível apenas nos Estados Unidos, a novidade chegará em breve a outros oito países: Brasil, Austrália, Canadá, Índia, Japão, Nova Zelândia e Reino Unido. A Meta, inclusive, planeja convidar criadores e marcas desses mercados a usar a novidade já nas próximas semanas.
O Creator Marketplace chega para melhorar todo um processo que já existe atualmente, mas que é feito de maneira informal. Para as marcas, pode ser desafiador encontrar criadores para parcerias de anúncios e a novidade tenta resolver esse problema de maneira simples e prática.
Os criadores, por exemplo, usam o painel profissional disponível no app do Instagram para demonstrar interesse em determinadas marcas, seção que os possibilita, até mesmo, criar um portfólio para divulgar suas habilidades. As conversas com as empresas, inclusive, ficam numa seção dedicada na DM.

As marcas, por sua vez, usam o Meta Business Suite para se conectar aos criadores. A plataforma permite usar filtros de buscas, visualizar uma lista de criadores interessados, conferir seus portfólios e até mesmo obter recomendações personalizadas alimentadas por aprendizado de máquina.

As marcas podem entrar em contato diretamente com os criadores ou enviar um projeto com uma proposta para vários ao mesmo tempo. Para os criadores, toda a mediação acontece dentro do próprio app, sendo possível usar até mesmo a plataforma de anúncios da Meta para lançar um post patrocinado.

Ainda não há previsão sobre quando a novidade será liberada oficialmente, mas o anúncio sobre a sua chegada por aqui já é um bom começo, não acham?