O X (ex-Twitter) começou a liberar a participação nos Espaços (Spaces) por vídeo, uma evolução da sua plataforma de chat público por voz. Com a novidade, agora é possível ligar a câmera a qualquer momento durante uma transmissão — o que possibilita uma interação ainda mais visual por parte dos usuários.
O recurso se assemelha, de certa forma, a uma conferência tradicional por vídeo, mas há uma diferença básica: pelo menos por ora, apenas os hosts dos Spaces estão habilitados a ligar o vídeo. Os demais participantes podem falar normalmente, como já acontece nos Espaços tradicionais por voz.
O perfil DogeDesigner [@cb_doge] mostrou através de uma gravação de tela como tudo funciona. Basicamente, ao iniciar um Space normalmente, agora aparece a nova opção para ativar o vídeo na tela de configurações — bem abaixo da que permite ao usuário ativar a gravação de uma sessão.
Veja como hospedar um espaço de vídeo:
De acordo com o The Verge, os hosts podem optar por usar a câmera frontal ou a traseira durante as transmissões, bem como também é possível deixar o vídeo na vertical (retrato) ou na horizontal (paisagem).
Funcionando de forma independente das transmissões de vídeo disponíveis no X, os Spaces em vídeo já estão disponíveis para usuários do app para iOS. Aparentemente, a novidade ainda não chegou à web e nem ao app da rede social para Android.