O melhor pedaço da Maçã.
Reuters
Logo da Apple e bandeira da União Europeia

Apple aponta os possíveis riscos das mudanças impostas pela DMA

A Apple publicou um novo documento [PDF] no qual argumenta sobre os riscos que a adoção das medidas impostas na União Europeia para entrar em conformidade com as regras da Lei dos Mercados Digitais (Digital Markets Act, ou DMA) poderão trazer aos usuários dos sistemas da empresa.

Publicidade

A partir do lançamento do iOS 17.4 (na semana que vem), vale recordar, a Apple permitirá que desenvolvedores criem lojas de aplicativos alternativas nos países do bloco — o que tirará da App Store a exclusividade nesse mercado e marcará de vez o início do famoso sideloading nos iPhones por lá.

Na sua argumentação, a Apple foi bastante enfática ao afirmar que só está implementando as mudanças para atender à nova legislação, destacando que as novas opções adotadas significam que a empresa não será mais capaz de proteger os usuários como antes.

De acordo com a Maçã, atores maliciosos tentam há muito tempo obter acesso ao iPhone, mas a abordagem de segurança pesada da Apple “torna a maioria das tentativas de infecção por malware uma causa perdida” — o que diminui os investimentos para tornar o iPhone um alvo.

Embora nossos esforços para proteger usuários e desenvolvedores nunca estejam completos, o iOS nunca permitiu um ataque generalizado de malware de consumo aos usuários — o que é excepcional para uma plataforma de computação moderna de 17 anos.

A Apple deixa claro que fará o possível para reduzir os riscos resultados dessa mudança, mas que não conseguirá eliminá-los completamente. Entre as medidas adotadas pela empresa, está a adoção de mais de 600 novas APIs 1Application programming interfaces, ou interfaces de programação de aplicações. e ferramentas para desenvolvedores.

A Maçã também demonstrou preocupação com a possibilidade de permitir sistemas de pagamentos alternativos em apps, visto que os usuários não terão proteções e benefícios como as compras internas na App Store, o cancelamento facilitado de assinaturas, uma página centralizada com o histórico de compras, etc.

Publicidade

Para a empresa, o ônus dessa mudança recairá sobre os usuários, os quais terão que descobrir individualmente que benefícios e proteções podem estar disponíveis em cada aplicativo e com quem eles deverão entrar em contato para obter ajuda em casos envolvendo problemas com as transações.

A Apple também alegou que não poderá impedir os aplicativos instalados em lojas de terceiros de apresentar conteúdos como pornografia, consumo de drogas ilegais, consumo excessivo de álcool ou pirataria — categorias que desde sempre não são permitidas nas diretrizes da App Store.

Publicidade

O documento conta, até mesmo, com uma seção mostrando emails de usuários na Europa que escreveram para Tim Cook demonstrando preocupação com a segurança após a adoção das novas regras. “Cada vez mais preocupado e assustado com minha privacidade digital e segurança online na UE”, diz uma das mensagens.

O iOS 17.4, vale recordar, está em vias de ser lançado com as novas mudanças. É, portanto, uma questão de tempo até descobrirmos como o mercado europeu se adaptará a elas.

via AppleInsider [1, 2], 9to5Mac

Notas de rodapé

  • 1
    Application programming interfaces, ou interfaces de programação de aplicações.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Estreias no Apple TV+: “Napoleão” e “As Aventuras Inventadas de Dick Turpin”

Próx. Post

Eis os possíveis chips dos próximos dispositivos da Apple

Posts Relacionados