Já há bastante tempo, a Apple oferece gratuitamente só 5GB de armazenamento no iCloud. Por isso — entre outras coisas —, a empresa foi alvo de um novo processo, de acordo com uma reportagem da Bloomberg Law.
Nos autos do processo [PDF], a acusação alega que a empresa está “manipulando a competição do mercado de serviços em nuvem”, principalmente ao restringir o armazenamento de certos arquivos do iPhone e do iPad ao iCloud — algo que, segundo eles, não tem razão técnica para existir, exceto manter um monopólio.
Quanto ao armazenamento oferecido gratuitamente, os denunciantes têm evidências as quais mostram que essa quantidade é insuficiente para os usuários e eles precisam adquirir planos adicionais para atender às suas necessidades.
A Apple aumentou os preços do iCloud a ponto de o serviço gerar lucro quase puro. A capacidade da Apple de sustentar esses preços é uma prova do seu poder de monopólio.
Eles também alegam que outros serviços oferecem uma quantidade maior de armazenamento gratuitamente — como o Google Drive, por exemplo, que disponibiliza 15GB sem custo — tornando-os uma alternativa significativamente melhor.
O processo insiste que a margem bruta de lucros por plano de armazenamento supera as de outras empresas — de modo que, se os concorrentes da Apple fossem capazes de lidar com backups de dados e arquivos no iPhone/iPad, a companhia seria “altamente incentivada a competir agressivamente em preço”.
O reclamante está sendo representado pelo escritório de advocacia Hagens Berman — o mesmo por trás de uma série de outras ações coletivas contra a Apple. Eles também abriram um formulário para pessoas que adquiriram armazenamento do iCloud e estiverem interessadas em ingressar no processo.