Em conversa com o site PetaPixel, executivos da Canon falaram sobre o impacto do Apple Vision Pro e das realidades aumentada (RA) e virtual (RV) como um todo no mercado de fotografia. Para eles, nem mesmo a própria Canon possui uma câmera que atenda aos requisitos necessários para gravar determinados tipos de vídeos para o headset da Maçã.
Eles falavam especificamente sobre os fundos imersivos, os quais permitem aos usuários se transportar para uma variedade de locais visualmente. Produzir esse tipo de imagem sem computação gráfica é algo bastante desafiador com as câmeras que existem no mercado atualmente — ainda mais se quiséssemos ir além da mera visualização estática dessas imagens.
Produzir uma imagem imersiva com vários elementos (como animais e pessoas em movimento) certamente deixaria essas paisagens mais interessantes, mas um dos executivos da Canon, Yasuhiko Shiomi, afirmou que isso só seria possível com uma câmera que consiga gravar com resolução de ao menos 100 megapixels e a 60 quadros por segundo — requisitos que a empresa não consegue atender atualmente.

Segundo o site, essas especificações só são alcançadas atualmente pelo sistema de câmeras Big Sky, da Sphere, o qual, além de custar US$18 mil, necessita de 12 pessoas para ser operado. No entanto, ele não é produzido em larga escala e nem um pouco viável comercialmente — o que indica que levará um tempinho até que tenhamos tanto poder de fotografia em nossas mãos.
Mas tecnicamente, teoricamente, podemos fazer isso. No entanto, o problema é se podemos criar os produtos que podem ser comercialmente viáveis e a um preço que possa ser acessível o suficiente para que os clientes possam comprá-los.
Shiomi ainda afirmou que a Canon está “polindo” sua tecnologia visando fornecer a alta resolução necessária para produtos de RV. Embora a empresa já tenha chegado a apresentar um sensor de 100 megapixels em 2015, a necessidade de uma taxa pelo menos 60qps torna as coisas ainda mais complicadas.
Será que o headset da Apple dará um empurrãozinho nessa direção? 🤔
NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.