Usuários do Google Drive logo notarão uma série de novidades no serviço de armazenamento na nuvem que deverão tornar a tarefa de acessar e procurar por arquivos ainda mais prática e rápida.
Em um post no seu blog oficial, a gigante de Mountain View disse que começou a ativar o protocolo Dynamic Adaptive Streaming over HTTP (DASH) para vídeos. Essa tecnologia, segundo ela, permite uma taxa de bits (bitrate) adaptável, o que tornará possível reproduzir vídeos hospedados no serviço com uma resolução maior ou menor, a depender da qualidade da conexão do usuário.
Essa novidade também promete diminuir o tempo de espera para que um vídeo seja aberto no Drive, bem como o número de travamentos durante a reprodução. Entretanto, ela só estará disponíveis para novos vídeos hospedados na plataforma; vídeo antigos, por sua vez, só começarão a ser contemplados no fim do ano (exceto para pessoas inscritas no programa Rapid Response).
Ainda falando do DASH, o Google disse que as mudanças poderão ser notadas tanto por usuários do Google Workspace (empresariais ou individuais) quanto por quem usa uma conta pessoal para acessar o Drive.
Busca aprimorada
A segunda novidade da vez diz respeito à busca do aplicativo do Drive para iOS. De acordo com o Google, usuários já podem notar uma seleção de filtros posicionados logo abaixo do campo de pesquisa para acesso rápido.

A partir de agora, o Drive passará a sugerir opções de filtros úteis conforme você vai digitando a sua busca na caixa de texto. É possível filtrar por tipo de arquivo, pelo nome das pessoas que colaboraram com um projeto, pela última vez que um item foi modificado e mais — isso mesmo que você já tenha ido para a tela de resultados.
Como dito, essas novidades já podem ser notadas no app do Drive para iOS. Usuários Android, por outro lado, as receberão em breve.
Connected Sheets
Por fim, o Google também anunciou que alterou o limite de tempo para as ferramentas BigQuery e Looker em planilhas conectadas de 10 para 20-30 minutos, além de permitir que usuários visualizem o status de um consulta ou a cancelem facilmente pelo Sheets.
Todos os usuários já começaram a receber essa novidade.
NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.