O melhor pedaço da Maçã.
CleanMy®Phone

CleanMyPhone é o mais novo app da MacPaw para iPhones e iPads

A MacPaw, empresa responsável por produtos de software como o Setapp e o CleanMyMac X, está lançando hoje o CleanMyPhone, que é uma evolução do Gemini Photos — um aplicativo gerenciador de galeria de fotos lançado em 2018 pela empresa para iPhones e iPads.

Publicidade

Ainda que o foco principal do novo software continue sendo inegavelmente o mesmo, ele conta com uma abordagem (um pouco) mais geral. Além dos dois módulos principais dedicados a fotos (Acúmulos e Organização), há também um terceiro que corre mais por fora, dedicado a Rede.

Acúmulos

No módulo Acúmulos, é possível fazer uma análise aprofundada e automatizada de imagens acumuladas no aparelho. Ele exibe uma lista com a quantidade de itens em cada categoria e o tamanho que cada uma delas ocupa na memória do aparelho, permitindo ao usuário escolher individualmente quais deseja limpar.

Apesar de exibir nessa seção itens que podem ser facilmente encontrados no Fotos (como imagens do WhatsApp, vídeos do TikTok, capturas de tela e itens duplicados), o app é bastante eficiente ao identificar fotos desfocadas (não estamos falando do modo Retrato, mas sim de fotos sem foco mesmo, borradas), as quais muitas vezes vão se acumulando na galeria sem a gente perceber.

Organização

O módulo Organização, por sua vez, permite encontrar, gerenciar e limpar arquivos de mídia similares e desnecessários. Basicamente, ele agrupa fotos em diferentes categorias (como pets, texto, comida, etc.) e ainda mostra quais delas são similares (permitindo excluir algumas ou todas) e quais são únicas.

Essa análise pode ser feita tanto no período de uma semana quanto de um mês, mas também é possível usar um Filtro Pessoal para analisar as imagens por critérios como data (mês e ano específicos) ou local (país ou estado).

Nos dois módulos, é possível aplicar rapidamente um aprimoramento automático em cada imagem individual, visualizar metadados, adicionar a determinado álbum ou simplesmente marcá-las como “relevantes” — o que significa que elas serão ignoradas na próxima análise, para evitar exclusões acidentais.

Rede

Por fim, o módulo Rede serve, exclusivamente, para testar a velocidade da rede. Como em outros mecanismos que se propõem a essa tarefa, o CleanMyPhone baixa um pequeno arquivo de teste para analisar a qualidade da conexão, exibindo a velocidade média de download e upload.


O CleanMyPhone é indiscutivelmente mais limitado que o CleanMyMac X — o que é até compreensível se consideramos as fortes limitações do iOS em relação ao macOS; Aparentemente, o recurso de teste de conexão de Rede seja a única coisa que justifica o adeus ao nome Gemini Photos.

Publicidade

De qualquer forma, a adoção de um nome mais generalista como CleanMyPhone pode permitir que mais opções de gerenciamento envolvendo outras partes do dispositivo possam ser adicionadas futuramente — esperamos que sim!

YouTube video

O app conta com uma versão para iPads e está disponível para download gratuito na App Store. Essa versão livre permite utilizar sem limites a função para testes de velocidade de rede e algumas categorias básicas para organização de imagens.

Para desbloquear todas as categorias, como a possibilidade de buscar por imagens borradas, duplicadas ou de apps específicos, é necessário uma assinatura Premium, que está disponível como uma compra interna por R$130 anuais.

De qualquer forma, é possível testar a versão Premium do app gratuitamente por três dias.


Ícone do app CleanMy®Phone: Limpeza Apurada
CleanMy®Phone: Limpeza Apurada de MacPaw Way Ltd
Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 2.1.0 (80.8 MB)
Requer o iOS 16.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

“Argylle”, longa do Apple TV+, pode ser alugado e comprado em alguns países

Próx. Post

Benchmark indica o quanto o MacBook Air (M3) supera o modelo M2

Posts Relacionados