Um novo gráfico divulgado pela Canalys mostra que o negócio de chips da Apple continua bastante lucrativo para a empresa. Referentes ao quarto trimestre de 2023, os números mostram que a Maçã foi a segunda empresa em número de vendas absolutas de smartphones com seus SoCs 1Systems-on-a-chip, ou sistemas-em-um-chip., e a primeira em receita.
Ao todo, a Apple enviou cerca de 78 milhões de unidades de smartphones com seus chips, crescendo 7% em relação ao mesmo período do ano passado. A MediaTek continuou sendo a empresa que mais vende processadores, tendo enviado 117 milhões de unidades e registrado um crescimento de 21% no período em questão.
Tanto a Apple quanto a MediaTek ficaram à frente de empresas como a Qualcomm (que vendeu 69 milhões de unidades), a UNISOC (27 milhões) e a Samsung (13 milhões). A marca sul-coreana, inclusive, seguiu o caminho oposto às demais empresas supracitadas e apresentou uma queda de 48%.
Quando pulamos para a receita obtida a partir desses chips, a Apple lidera isoladamente, com um faturamento de 87 bilhões (moeda não especificada, mas que provavelmente é o dólar americano). O número é maior que o obtido por Qualcomm (30 bi), MediaTek (23 bi), HiSilicon (1 bi), Samsung (5 bi), UNISOC (2 bi) e Google (2 bi)… somadas!
Em termos de mudanças em relação ao ano anterior, a receita da Apple cresceu 20%, sendo menor apenas que o crescimento da MediaTek e do Google (ambos cresceram 22%) entre as sete companhias do gráfico. A Samsung, por sua vez, apresentou uma queda de incríveis 44%.
via 9to5Google
Notas de rodapé
- 1Systems-on-a-chip, ou sistemas-em-um-chip.