O melhor pedaço da Maçã.
Oscars

Oscar 2024: previsões finais em todas as categorias nas quais a Apple concorre

Prepare a pipoca porque é hoje!

É hoje! Depois de meses de campanhas e várias premiações secundárias, o Natal dos cinéfilos de fato está entre nós: esta noite finalmente serão entregues as estatuetas da 96ª cerimônia de premiação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas — vulgo Oscar 2024.

Publicidade

Este ano, como já estamos carecas de saber, a Apple conseguiu um número recorde de indicações: foram 13, sendo 10 para “Assassinos da Lua das Flores” e 3 para “Napoleão”. Mas será que a Maçã — que, vale lembrar, é a única plataforma de streaming com um Oscar de Melhor Filme na prateleira, por “No Ritmo do Coração” (“CODA”) — conseguirá repetir o feito de dois anos atrás e sair como principal vitoriosa da cerimônia?

Como escrevi no mês passado, é improvável: além de ter que disputar com um franco favorito para boa parte dos prêmios principais, a Apple ainda sofrerá com uma concorrência fortíssima em basicamente quase todas as categorias. Isso porque — e isso não é apenas uma opinião minha, mas basicamente um consenso no mundo do cinema — 2023 foi um ano fortíssimo para a sétima arte. Em basicamente qualquer outro ano, um filme da magnitude e do brilhantismo de “Killers of the Flower Moon” sairia colhendo estatuetas como se estivesse escolhendo laranjas no mercado. Em 2024, não é bem assim que a banda tocará.

Tendo isso em mente, vamos à nossa última rodada de previsões sobre o Oscar 2024 — esta um pouco mais embasada, considerando que todas as outras premiações importantes já ocorreram e este que vos escreve finalmente conseguiu assistir a todos os filmes indicados (aqui está meu Letterboxd como prova). Por ossos do ofício, nos limitaremos às categorias nas quais os filmes do Apple TV+ estão concorrendo.

Melhor Filme

Aqui, não tem para ninguém: “Oppenheimer” vai levar o prêmio mais cobiçado da noite com a mão nas costas. O filme de Christopher Nolan conquistou basicamente todas as outras premiações relevantes e tem o apoio quase irrestrito da crítica e da indústria, que finalmente dará ao prolífico — e lucrativo — cineasta inglês a maior honraria do cinema estadunidense. Merece? Eu diria que, num ano tão notável, “Oppenheimer” não está nem entre os cinco melhores da categoria, mesmo sendo um grande filme. Mas it is what it is

  • Vai levar: “Oppenheimer”.
  • Possível zebra: “Assassinos da Lua das Flores”, mas quase zero de chance.
  • Deveria levar: “Assassinos da Lua das Flores”, “Os Rejeitados”, “Anatomia de uma Queda” ou “Zona de Interesse”. Haja filme bom!

Melhor Diretor

Outra barbada: Christopher Nolan já pode assinar seu nome na estatueta. O diretor, que nunca ganhou um Oscar, é visto como um dos únicos da atualidade que combina um gigantesco talento autoral com a capacidade de levar multidões às salas de cinema, duas características extremamente valorizadas pela Academia, e paira no mundo do cinema a convicção de que este é o “momento” de ele levar para casa o seu maior prêmio.

  • Vai levar: Christopher Nolan, por “Oppenheimer”.
  • Possível zebra: Não há.
  • Deveria levar: Martin Scorsese por “Assassinos da Lua das Flores”.

Melhor Atriz

Aqui a Apple tem a maior chance de levar um prêmio de alto calibre: além de entregar uma das performances mais poderosas do ano, Lily Gladstone fez basicamente uma volta olímpica gloriosa com a turnê de imprensa de “Assassinos da Lua das Flores”, conquistando a simpatia do público e dos votantes. Emma Stone era a favorita da categoria até um mês atrás, mas o cenário se inverteu quando Lily venceu o prêmio do Sindicato dos Atores (SAG), que é o que tem mais votantes em comum com o Oscar.

  • Vai levar: Lily Gladstone, por “Assassinos da Lua das Flores”.
  • Possível zebra: Emma Stone, por “Pobres Criaturas”.
  • Deveria levar: Lily Gladstone, por “Assassinos da Lua das Flores”, ou Sandra Hüller, por “Anatomia de uma Queda”.

Melhor Ator Coadjuvante

Aqui, a narrativa de “está na hora” pesa mais uma vez para “Oppenheimer”: Robert Downey Jr. inegavelmente dá um show como o “Salieri da Shopee” Lewis Strauss, mas boa parte da motivação para o seu prêmio está na simpatia da indústria para com um ator com décadas de serviço, carisma infinito, bilhões de dólares de bilheteria e sem nenhum Oscar até hoje. É outra categoria na qual o nome do seu vencedor já está basicamente marcado na estatueta.

  • Vai levar: Robert Downey Jr., por “Oppenheimer”.
  • Possível zebra: Não há.
  • Deveria levar: Charles Melton, por “Segredos de um Escândalo”, mas… ele não foi sequer indicado. Da lista, Robert De Niro por “Assassinos da Lua das Flores”.

Melhor Fotografia

Finjam surpresa: “Oppenheimer” venceu todos os prêmios especializados dos profissionais da cinematografia, além do BAFTA e do Critics Choice. E a escolha é justa: o filme é um banquete visual, comunicando suas ideias da maneira mais efetiva justamente quando opta por calar os (incessantes) diálogos.

  • Vai levar: Hoyte van Hoytema, por “Oppenheimer”.
  • Possível zebra: Robbie Ryan, por “Pobres Criaturas”.
  • Deveria levar: Hoyte van Hoytema, por “Oppenheimer”.

Melhor Montagem

Dou um doce para quem adivinhar quem é o favorito nesta categoria. É aqui que começamos a perceber a sina da Apple neste Oscar: em quase todas as categorias nas quais “Killers” se destaca — e não é por acaso que Thelma Schoonmaker, a montadora de Scorsese, é uma das maiores lendas da indústria —, “Oppenheimer” tem o favoritismo da indústria.

Publicidade

Parte disso se deve ao fato de que os dois filmes têm características parecidas: ambos são épicos históricos de três horas (ou mais) com um tom sombrio e ponderado sobre algum capítulo complicado da história dos Estados Unidos. O fato é que, mais uma vez, o filme de Nolan deverá levar a melhor aqui.

  • Vai levar: Jennifer Lame, por “Oppenheimer”.
  • Possível zebra: Thelma Schoonmaker, por “Assassinos da Lua das Flores”.
  • Deveria levar: Laurent Sénéchal, por “Anatomia de uma Queda”.

Melhor Canção Original

Ufa! Uma categoria na qual “Oppenheimer” não está concorrendo. Mas aqui quem deverá levar a estatueta é a gêmea do mundo invertido do filme de Nolan: “Barbie” tem duas canções indicadas e é, inegavelmente, o filme que conseguiu inserir suas canções no imaginário popular ao longo do último ano. “Wahzhazhe (A Song for My People)”, de “Killers”, é belíssima, mas só a indicação já é um prêmio numa categoria que, de uns anos para cá, tem mostrado a tendência de preferir músicas pop de astros da indústria.

  • Vai levar: Billie Eilish e Finneas O’Connell, por “What Was I Made For?”, de “Barbie”.
  • Possível zebra: Mark Ronson e Andrew Wyatt, por “I’m Just Ken”, de “Barbie”.
  • Deveria levar: Scott George, por “Wahzhazhe (A Song for My People)”, de “Assassinos da Lua das Flores”.

Melhor Trilha Sonora Original

Mais uma disputa entre “Oppenheimer” e “Killers” na qual o filme de Nolan deverá levar a melhor — a trilha de Ludwig Göransson já entrou no rio infindável da cultura pop, mas as composições do saudoso Robbie Robertson para o filme de Scorsese também marcam profundamente o filme e o seu eixo temático.

  • Vai levar: Ludwig Göransson, por “Oppenheimer”.
  • Possível zebra: Robbie Robertson, por “Assassinos da Lua das Flores”.
  • Deveria levar: adoraria ver Robertson ganhando um Oscar póstumo, mas a melhor trilha do ano — belíssima por conta própria e que se integra à narrativa como um elemento inextricável da história — é a de Jerskin Fendrix, em “Pobres Criaturas”.

Melhor Design de Produção

Aqui, a Apple tem duas chances de ganhar, com “Killers” e “Napoleão”, mas provavelmente sairá de mãos vazias. A corrida está entre “Pobres Criaturas”, com sua criação deliciosamente surreal de uma Europa vitoriana fantasiosa, e os sets incrivelmente coloridos e detalhados de “Barbie”.

  • Vai levar: Sarah Greenwood e Katie Spencer, por “Barbie”.
  • Possível zebra: James Price, Shona Heath e Zsuzsa Mihalek, por “Pobres Criaturas”.
  • Deveria levar: qualquer um dos dois favoritos é um prêmio justíssimo.

Melhores Efeitos Visuais

Aqui, o representante da Apple é “Napoleão”, mas podem colocá-lo fora da briga: a corrida é entre “Resistência”, um filme de ficção científica de visuais elaboradíssimos (mas muito pouco visto), e “Godzilla Minus One”, que — mesmo vindo do outro lado do mundo — conquistou a simpatia dos votantes pelo seu baixo orçamento, sua excelência visual e pela reação adorável da equipe de efeitos ao saber da indicação.

  • Vai levar: Takashi Yamazaki, Kiyoko Shibuya, Masaki Takahashi e Tatsuji Nojima, por “Godzilla Minus One”.
  • Possível zebra: Jay Cooper, Ian Comley, Andrew Roberts e Neil Corbould, por “Resistência”.
  • Deveria levar: “Godzilla Minus One”.

O Oscar 2024 terá início às 20h (horário de Brasília) e, no Brasil, será transmitido pelo canal TNT e pela plataforma Max. Quais são as vossas apostas/torcidas? 😃

NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Os 5 artigos mais lidos no MacMagazine: de 3 a 10 de março

Próx. Post

Como favoritar figurinhas no Instagram

Posts Relacionados