Infelizmente, golpes envolvendo aplicativos falsos e/ou fraudulentos que passaram pelo processo de revisão da App Store continuam pintando por aí. Agora, outro caso do tipo foi relatado, mais uma vez relacionado a criptomoedas e a uma alta quantia de dinheiro perdida.
O desenvolvedor de apps financeiros George Burke afirmou que um app para iOS chamado Leather Wallet & Hiro Bitcoin roubou 38.000 unidades monetárias da criptomoeda Stacks, o equivalente a mais de R$603 mil. Ele publicou até mesmo um link com detalhes sobre a transação, embora não tenha ficado claro se a vítima teria sido ele ou algum cliente; Burke, porém, pediu ajuda para recuperar o valor.
Nas respostas ao post, outras pessoas deram detalhes sobre outros golpes, além de haver relatos semelhantes. Uma inclusive chegou a dizer que a fraude existe e vem sendo denunciada por muitos há algum tempo, mas que a Apple não estaria respondendo. Outros afirmaram que a ferramenta para desenvolvedores focados em Bitcoins Hiro — cujo nome é usado no app de forma fraudulenta — também já teria entrado em contato com a Maçã.
De acordo com as informações, o aplicativo em questão foi aprovado pela App Store no final do mês passado e ele é desenvolvido por uma empresa chamada Huynh Gia Hai Service Construction Trading One Member Company Limited, que não aparenta ter mais nenhum app na loja. A descrição do software afirma que se trata de uma carteira de Bitcoins para armazenar e gerenciar, de forma “segura”, ativos digitais.
Como notado pelo iMore, a fraude parece ser bem estruturada, na medida em que o app conta com muitas avaliações positivas, com uma média de 4,9 estrelas e um total de 215 avaliações. As 10 mais recentes, porém, foram publicadas no mesmo dia e por pessoas com nomes no mínimo muito peculiares, além de dizerem quase a mesma coisa, elogiando o app — indícios que são falsas.
Há algumas avaliações de apenas uma estrela, embora não seja possível ler o seu conteúdo, com a “dominação” das avaliações potencialmente falsas. A situação põe em jogo a confiabilidade do sistema de revisão e controle de avaliações da App Store — especialmente com a Apple ressaltando esse ponto ante as mudanças promovidas em razão da Lei dos Mercados Digitais (Digital Markets Act, ou DMA), da União Europeia.
via AppleInsider