O melhor pedaço da Maçã.

Maioria dos apps por assinatura faturam cerca de US$50 mensais, revela pesquisa

New Africa / Shutterstock.com
Mulher usando iPhone

Um estudo realizado pela RevenueCat expôs as diferenças contrastantes na forma como aplicativos por assinatura geram receita, mostrando que alguns softwares têm muito mais sucesso financeiro do que outros.

Publicidade

O relatório revela que, após um ano, os 5% melhores apps por assinatura ganham 200 vezes mais do que os 25% menos lucrativos, mas a média mensal de receita para a maioria dos aplicativos é menor que US$50.

Além disso, o estudo aponta que, apesar de o mercado de aplicativos mostrar um grande potencial com US$6,7 bilhões em receita e mais de 290 milhões de assinantes, apenas 17,2% dos apps superam a marca dos US$1 mil de receita mensal e somente 3,5% alcançam mais de US$10 mil.

A pesquisa ainda indica que o preço comum de assinaturas mensais de aplicativos se manteve em US$10, enquanto o preço médio aumentou 14%, de US$7,05 para US$8,01, indicando um ajuste nos valores cobrados pelos desenvolvedores.

Como se não fosse o bastante, aplicativos da América do Norte têm uma receita bem acima da da média mundial, refletindo diferenças econômicas e estratégias de monetização mais eficazes na região.

Publicidade

Conforme o relatório indica, a retenção de assinantes em aplicativos caiu 14% em um ano, possivelmente devido ao aumento nos preços, refletindo uma maior cautela dos consumidores em manter assinaturas mais caras.

No entanto, a indústria de aplicativos ainda mostra crescimento, com um aumento na conversão de usuários que se tornam assinantes pagos no primeiro mês após o download inicial, em comparação ao ano anterior.

O CEO 1Chief executive officer, ou diretor executivo. da RevenueCat, Jacob Eiting, admite que o aumento dos preços contribuiu para a perda de assinantes, mas se mostra otimista quanto ao crescimento do setor e à reconquista de mais de 10% dos assinantes que cancelaram, os quais retornam dentro de um ano.

Com certeza observamos um aperto, o que faz sentido, pois muitos aplicativos aumentaram os preços — aumentos induzidos pela inflação — que, claro, levariam também ao cancelamento de assinaturas. No geral, todo o ecossistema parece ter crescido bastante bem, mas houve algum reajuste.

Por fim, o relatório antecipa que aplicativos deverão aumentar preços, limitarão períodos de teste grátis, diversificarão a monetização e usarão IA para enriquecer a experiência do usuário, com grandes apps se beneficiando de novas regulamentações e pagamentos de terceiros em breve.

via TechCrunch

Notas de rodapé

  • 1
    Chief executive officer, ou diretor executivo.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple teria cancelado contrato com mais uma fabricante de telas Micro-LED

Próx. Post

Owen Wilson estrelará nova série de comédia do Apple TV+

Posts Relacionados