Um estudo realizado pela RevenueCat expôs as diferenças contrastantes na forma como aplicativos por assinatura geram receita, mostrando que alguns softwares têm muito mais sucesso financeiro do que outros.
O relatório revela que, após um ano, os 5% melhores apps por assinatura ganham 200 vezes mais do que os 25% menos lucrativos, mas a média mensal de receita para a maioria dos aplicativos é menor que US$50.
Além disso, o estudo aponta que, apesar de o mercado de aplicativos mostrar um grande potencial com US$6,7 bilhões em receita e mais de 290 milhões de assinantes, apenas 17,2% dos apps superam a marca dos US$1 mil de receita mensal e somente 3,5% alcançam mais de US$10 mil.
A pesquisa ainda indica que o preço comum de assinaturas mensais de aplicativos se manteve em US$10, enquanto o preço médio aumentou 14%, de US$7,05 para US$8,01, indicando um ajuste nos valores cobrados pelos desenvolvedores.

Como se não fosse o bastante, aplicativos da América do Norte têm uma receita bem acima da da média mundial, refletindo diferenças econômicas e estratégias de monetização mais eficazes na região.
Conforme o relatório indica, a retenção de assinantes em aplicativos caiu 14% em um ano, possivelmente devido ao aumento nos preços, refletindo uma maior cautela dos consumidores em manter assinaturas mais caras.
No entanto, a indústria de aplicativos ainda mostra crescimento, com um aumento na conversão de usuários que se tornam assinantes pagos no primeiro mês após o download inicial, em comparação ao ano anterior.

O CEO 1Chief executive officer, ou diretor executivo. da RevenueCat, Jacob Eiting, admite que o aumento dos preços contribuiu para a perda de assinantes, mas se mostra otimista quanto ao crescimento do setor e à reconquista de mais de 10% dos assinantes que cancelaram, os quais retornam dentro de um ano.
Com certeza observamos um aperto, o que faz sentido, pois muitos aplicativos aumentaram os preços — aumentos induzidos pela inflação — que, claro, levariam também ao cancelamento de assinaturas. No geral, todo o ecossistema parece ter crescido bastante bem, mas houve algum reajuste.
Por fim, o relatório antecipa que aplicativos deverão aumentar preços, limitarão períodos de teste grátis, diversificarão a monetização e usarão IA para enriquecer a experiência do usuário, com grandes apps se beneficiando de novas regulamentações e pagamentos de terceiros em breve.
via TechCrunch
Notas de rodapé
- 1Chief executive officer, ou diretor executivo.