Como resultado da decisão da Comissão de Comércio Internacional dos Estados Unidos (International Trade Commission, ou ITC) de impedir a importação de Apple Watches com oxímetro nos Estados Unidos, a Apple passou a comercializar os modelos mais recentes do relógio sem o recurso. Mas isso não significa que ele não poderá ser ativado futuramente, via software, como já sabemos.
De acordo com um documento do órgão responsável por questões alfandegárias nos EUA (a Customs and Border Protection, ou CBP) — o qual detalha o processo de homologação dos aparelhos modificados para atender às exigências da ITC —, a Masimo conseguiu ativar o oxímetro nas novas versões do relógio usando um iPhone antigo com jailbreak.
Tendo sido a grande responsável pelo banimento dos Apple Watches no país, ao alegar que suas patentes referentes ao oxímetro foram violadas pela Maçã, a empresa de saúde tentou impedir a importação dos Apple Watches modificados por causa desse feito, mas teve seu pedido negado.
Na visão da empresa, o fato de os aparelhos contarem com todos os componentes que são requisitos para a execução do recurso — embora a Apple tenha implementado alguma designação de hardware para impedir os relógios de ativá-lo — configuraria uma infração à decisão do ITC.
No entanto, os responsáveis pela análise do aparelho modificado consideraram que a ativação do recurso por jailbreak não é acessível para o usuário comum, e que ela tampouco pode ser efetivada utilizando um iPhone recente, requerendo uma alteração significativa no aparelho.
O cenário mais favorável para a Apple
Embora a Apple possa ter imaginado outras soluções para o seu problema com a ITC — entre elas, a possibilidade de retirar componentes físicos do relógio para atender às exigências do órgão —, o cenário atual parece ser o mais positivo para a empresa, (dentro do possível, é claro).
Como observado pelo ip fray, isso dá à Apple a possibilidade de disponibilizar o recurso nos aparelhos vendidos atualmente via atualização de software. E isso poderá acontecer caso a Maçã saia vitoriosa em algum recurso contra o banimento ou (no pior cenário) quando a patente da Masimo expirar, em 2028.
Embora (caso seja mesmo necessário aguardar esse cenário mais distante) alguns dos aparelhos vendidos atualmente provavelmente não serão mais atualizados, os futuros provavelmente serão — cenário que possibilitaria à Apple disponibilizar o recurso para uma parcela determinada de usuários.
[[https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Smartwatches/Apple-Watch-Ultra-2,10499.00]] [[https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Smartwatches/Apple-Watch-Series-9-45mm https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Smartwatches/Apple-Watch-Series-9-41mm]]NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.
via MacRumors