O melhor pedaço da Maçã.

Ex-engenheiro da Apple é condenado por ameaçar agentes do FBI

Kristi Blokhin / Shutterstock.com
FBI

Para o bem ou para o mal, histórias potencialmente trágicas envolvendo dispositivos e recursos da Apple, como o AirTag e o SOS de Emergência, são relativamente comuns. Mas e um enredo (quase digno de uma série do Apple TV+) que envolve a empresa em si e um funcionário com transtornos de saúde mental? Isso é menos usual.

Publicidade

Brian Broderick, um ex-engenheiro de software da Maçã morador de Santa Cruz (na Califórnia, Estados Unidos), contatou o Departamento Federal de Investigação (Federal Bureau of Investigation, ou FBI) dos Estados Unidos repetidas vezes entre 2021 e 2022. Entre as alegações feitas por ele, estavam denúncias contra a Maçã.

O engenheiro acreditava que a empresa estava o espionando e conspirando contra ele. Vários outros empregados da companhia disseram à polícia terem recebido emails com ameaças de Broderick enquanto ele estava afastado por questões de saúde. Para a polícia de Santa Cruz, o homem é paranoico e estava no meio de uma crise de saúde mental.

O Departamento de Polícia da região emitiu, inclusive, uma medida restritiva contra Broderick, como destacado pelo Kron4, motivada por violência com armas — com os policiais tendo confiscado o armamento do homem. Até mesmo a Apple pediu, em dezembro de 2021, uma ordem de restrição contra ele, sob a acusação de assédio — a qual foi concedida com validade de três anos.

Publicidade

Após realizar as denúncias ao FBI em 2022, um agente especial enviou para Broderick um email com informações sobre a sua queixa. Nas semanas seguintes, para piorar a sua situação, o engenheiro enviou vários emails ofensivos para agentes da divisão de San Francisco do FBI. Em uma das mensagens, ele afirmou estar caçando um agente do FBI “traidor idiota”.

E ele não parou por aí! Em novos emails, o engenheiro ameaçou os agentes, afirmando que, se não agissem sobre o que ele havia denunciado em 24 horas, iria além para tirar os meios de sobrevivência dos funcionários do departamento. No mesmo dia, o ex-funcionário da Apple publicou em seu canal no YouTube um vídeo no qual ele se filmou vigiando um escritório do FBI.

Agora, ele foi condenado por um juiz federal dos EUA pelo crime de ameaça e por ferir alguém — pegando uma pena de até cinco anos de prisão. Esse, porém, não é o primeiro caso de ex-funcionários da Apple envolvidos em crimes relacionados à empresa: no ano passado, outro engenheiro foi acusado de roubar códigos do (finado) projeto de carro da Apple.

Publicidade

Quais recursos teria Broderick desenvolvido nos sistemas da Maçã até decidir que a empresa o estava espionando? 😅

via AppleInsider

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple pagará US$490 mi a acionistas por acusação de fraude fiscal

Próx. Post

Oferta: Mac Studio (M2 Max) com desconto de 23%

Posts Relacionados