A Apple respondeu às críticas sobre o cumprimento à Lei dos Mercados Digitais (Digital Markets Act, ou DMA) da União Europeia durante uma audiência, afirmando que acatou integralmente os requisitos da legislação.
Na sessão, o advogado da Apple, Kyle Andeer, afirmou que a empresa adaptou seus sistemas para atender às exigências da DMA — destacando o compromisso em cumpri-la enquanto são mantidos “os valores e a qualidade da experiência do usuário”.
Fomos guiados, em primeiro lugar, pela certeza de que cumprimos a lei. E, em segundo lugar, que o fizemos isso de uma maneira consistente com nossos valores e consistente com a linguagem que desenvolvemos com nossos usuários […].
Ainda durante a audiência, a Apple também destacou a cooperação com a UE na criação de normas, mesmo frente a críticas e solicitações de investigações por parte de concorrentes, como o Spotify.
Isso não significa que não estejamos atentos ao impacto [da DMA] para desenvolvedores mas, em primeiro lugar, estamos monitorando muito cuidadosamente qual é o impacto de todas essas mudanças na experiência que temos entregue aos nossos clientes por 15, 16 anos através do iPhone.
Como sabemos, a Apple readmitiu a Epic Games como desenvolvedora na Europa após a UE questionar a revogação inicial da licença da empresa devido a violações de contrato, destacando-se nas discussões sobre conformidade com a DMA.
De acordo com informações da Reuters, as audiências quanto à conformidade com a DMA ocorrerão separadamente para as rivais da Apple — como Meta, Amazon, Alphabet (Google), ByteDance (TikTok) e Microsoft — até a próxima semana.
via AppleInsider