Além do novo processador, uma das poucas novidades dos MacBooks Air com chip M3 é o suporte a dois monitores externos simultâneos com a tampa do computador fechada (modo clamshell). Ao usar a máquina dessa forma, porém, o calor não é dissipado de forma satisfatória, o que ocasiona quedas sensíveis em desempenho.
Pensando nisso, o YouTuber Vadim Yuryev, do canal Max Tech, conseguiu tornar o MacBook Air de 15 polegadas (M3) mais rápido até mesmo que o MacBook Pro de 14″, também com o M3. Esse resultado foi alcançado graças a algumas modificações feitas no computador, bem como o uso de uma ventoinha e um dock de resfriamento — feito para usar com o computador fechado e conectado a monitores e acessórios externos.
Na ponta das modificações, oYouTuber inseriu almofadas térmicas sob o processador, na parte interna do MacBook; elas ficam no espaço entre o chip e parte mais inferior do computador e têm a função de direcionar o calor para o fundo, facilitando sua dissipação. Além disso, ao usar o MacBook Air com uma ventoinha (externa), uma das principais diferenças em matéria de hardware entre a máquina e o modelo Pro de entrada é amenizada.
Foram realizados vários testes de estresse em ambos os MacBooks no 3DMark Wildlife Extreme. Na primeira rodada, o Air (sendo usado aberto) marcou 8.083 pontos, caindo posteriormente para 5.916. Ao ser testado com a tampa fechada, a pontuação caiu ainda mais, para 4.198.
Ao realizar um novo teste de estresse com o computador usando o dock de resfriamento, o resultado chegou perto do patamar inicial: 7.309 pontos. Ao adicionar as almofadas térmicas, a pontuação foi de 8.062. O modelo Pro, por sua vez, atingiu 8.090 na primeira rodada e 7.933 em um teste de estresse, sendo superado pelo Air, ainda que tenha sido testado sem nenhuma forma de resfriamento externa.
Ou seja, o superaquecimento do MacBook Air impacta sensivelmente o seu desempenho, em especial ao estar fechado e ao ser usado com monitores externos. Acoplando acessórios que o façam resfriar e dissipar melhor o calor, porém, as perdas podem ser revertidas.
Na prática, porém, os acessórios usados tornariam o uso dessa solução pouco vantajoso. Assim, isso faria sentido apenas se alguém quisesse conjugar a opção mais portátil e leve do MacBook Air com a possibilidade de atingir um desempenho equivalente ao do modelo Pro ao usar o computador fechado.
[[https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Notebooks/Apple-MacBook-Air-15-M3,14999.00 https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Notebooks/Apple-MacBook-Air-13-M3,12499.00 https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Notebooks/Apple-MacBook-Air-13-M2,10999.00]]NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.