A NVIDIA anunciou ontem, durante o seu evento anual NVIDIA GTC, que está trazendo os digital twins (gêmeos digitais) da sua plataforma empresarial Omniverse para o Apple Vision Pro.
Digital twins, para quem não sabe, são modelos virtuais ultrarrealistas de objetos e ambientes que usam dados e métricas da vida real. A ideia é que o usuário explore esses modelos para, por exemplo, prever o comportamento de um produto na vida real ou analisar como as pessoas interagiriam com um ambiente antes mesmo de ele ser construído.
Para alcançar esse resultado, é claro, é necessário um poder de processamento extremamente parrudo — algo que nem mesmo o chip M2 do headset da realidade mista (virtual/aumentada) da Maçã pode entregar. Por isso, a tecnologia da NVIDIA usa as APIs 1Application programming interfaces, ou interfaces de programação de aplicações. do Omniverse Cloud para fazer todo esse trabalho pesado na nuvem e, depois, transmiti-lo para o Vision Pro.
A empresa, inclusive, chegou a compartilhar um vídeo para demonstrar a tecnologia. Em certa altura, é possível notar uma mulher usando o dispositivo da Apple para analisar um modelo 3D ultradetalhado de um carro e, logo depois, transportá-lo para o seu cômodo e entrar nele, tal como se o veículo realmente estivesse no ambiente.
Todos esses modelos serão transmitidos com a ajuda da Graphics Delivery Network (GDN) — rede de data centers da própria NVIDIA projetada especificamente para transmitir esse tipo de experiência para dispositivos como o headset da Apple. Desenvolvedores poderão, inclusive, enviar suas Descrições de Cena Universal (OpenUSD) para essa rede, de modo a facilitar todo o processo de criação.
Mike Rockwell, vice-presidente do grupo de produtos Vision da Apple, comentou o anúncio da NVIDIA:
As inovadoras telas de altíssima resolução do Apple Vision Pro, combinadas com a renderização fotorrealista de conteúdo OpenUSD transmitido pela computação acelerada da NVIDIA, abrem uma oportunidade incrível para o avanço de experiências imersivas. A computação espacial irá redefinir a forma como designers e desenvolvedores constroem conteúdo digital cativante, impulsionando uma nova era de criatividade e envolvimento.
O Omniverse, como dito, é uma ferramenta pensada principalmente para clientes empresariais, o que poderá desbloquear todo um novo horizonte para o Vision Pro, já que seu o preço (a partir US$3.500), vamos combinar, é muito mais compatível com o orçamento de companhias do que com o bolso da maioria dos consumidores comuns.
Ainda segundo a NVIDIA, graças a essa novidades seus clientes poderão “renderizar experiências totalmente interativas em um único aplicativo do SwiftUI nativo da Apple e do Reality Kit com o streaming do Omniverse RTX Renderer da GDN”. Mais informações sobre a novidade (que é bem técnica, diga-se) podem ser encontradas nessa página.
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via AppleInsider
Notas de rodapé
- 1Application programming interfaces, ou interfaces de programação de aplicações.